Eduardo Constantino em destaque em revista internacional

0
626
Ceramista Eduardo Constantino vive e trabalha na Bretanha há vários anos

Ceramista caldense que vive na Bretanha está em destaque na revista La Revue de La Céramique et du Verre

O ceramista Eduardo Constantino, que vive na Bretanha (França) desde 1978, foi entrevistado pela revista La Revue de La Céramique e du Verre. Trata-se de uma publicação bimestral, editada pelas Éditions Ateliers d’Art de France. A revista internacional que “testemunha a evolução da criação contemporânea das artes do fogo em França e no estrangeiro”, escolheu o artista caldense dedicando-lhe um trabalho de quatro páginas sobre a sua carreira.
Na entrevista conta que decidiu emigrar para França, em 1969, para sair do regime opressivo de Salazar, a escolha da cerâmica como meio artístico e da Bretanha para viver. Na entrevista apresentam-se cinco datas importantes na carreira do autor: 1986, ano em que foi selecionado para a Bienal de Vallauris; 1999 quando o seu trabalho foi publicado pela revista americana The Studio Potter; 2010, quando expôs na galeria Loes & Reiner International Ceramics em Deventer (Países Baixos); em 2013 pois integrou a mostra “German and International Ceramics since 1946” no Museu de Leipzig (Alemanha); 2017 ano em que realizou “A Cor e a Forma” com Josselin Metivier no Museu de Cerâmica, nas Caldas.
Eduardo Constantino vem todos os anos à sua terra natal e tem feito exposições nas Caldas e noutras localidades como Lisboa ou Torres Vedras.
Durante o anterior executivo camarário, o artista foi convidado pelo então edil, Tinta Ferreira, a realizar uma obra pública na sua cidade mas o projeto não saiu do papel.■