A Câmara Municipal do Cadaval anunciou, esta segunda-feira, que entre 28 de Abril e 12 de Maio foram realizados 340 testes à covid-19 aos funcionários e utentes de todas as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) do concelho.
A acção foi desencadeada pela Comissão Municipal de Proteção Civil, através de uma equipa multidisciplinar municipal, e tinha como intuito “mitigar o potencial de risco associado a estas respostas sociais”.
Esta equipa, composta por Autoridade de Saúde de Âmbito Local, Segurança Social, Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e Bombeiros Voluntários do Cadaval, acompanhou responsáveis das ERPI’s nas visitas, “dando-lhes orientações e aconselhamento, no sentido de incentivar à prossecução das boas práticas que as instituições têm mantido durante este período crítico”.
De acordo com David Santos, coordenador do SMPC, o balanço destas visitas tem vindo a ser muito positivo. “Felicitamos todos os profissionais do sector, que têm tido um papel fundamental na proteção dos seus utentes e simultaneamente da restante população”, destacou o responsável.
Assim, 285 testes foram efetuados em lares, 41 dos quais a utentes, e todos os restantes aos funcionários. “Destes, há a registar um resultado positivo, da parte de um trabalhador residente noutro concelho, mas já isolado e clinicamente monitorizado”, informou a autarquia.
Por outro lado, foram realizados 16 testes às funcionárias das creches, todos de resultado negativo, e 39 envolveram as funcionárias do Serviço de Apoio Domiciliário, “também todos negativos”.
O Município tem fornecido tudo o que tem sido necessário à realização de testes, nomeadamente: transporte de enfermeiros, recolha e entrega de kits de testes, articulação com entidades visadas, instalações dedicadas para recolha de amostras e Equipamentos de Proteção Individual para equipa de recolha.





