A Joaninha tem uma pastelaria na Cidade Nova

0
1354

DSC_0152A Cidade Nova já tem uma pastelaria de fabrico próprio, a Sweet Ladybug (Joaninha Doce em inglês), no número 15 da Rua Cambo les Bains. Para além da doçaria de consumo na loja, Joana Constantino, a proprietária, é especialista em cake design, bolos que faz por encomenda para aniversários, casamentos, baptizados ou outras ocasiões especiais.
O cake design foi mesmo o início de tudo para Joana Constantino, de 26 anos. Licenciou-se em produção alimentar na Escola de Hotelaria do Estoril e já nessa altura era essa a sua maior área de interesse.
Criou e registou a marca Sweet Ladybug – que explica com um elemento ligado ao seu nome e outro ligado à pastelaria – numa fase em que estava a tirar o curso de formação de formadores e fazia bolos em casa. Diz que o nome não é fácil de dizer para toda a gente, mas não se importa que os clientes usem o nome Joaninha.
Foi já com esta marca que participou em três das quatro edições do Bazar à Noite, no Verão de 2013 nas Caldas da Rainha. “O Bazar ajudou-me muito, criei uma carteira de clientes e cheguei a entregar bolos de casamento e baptizado em hotéis”, conta.
Mas a ambição sempre foi ter um espaço próprio e a oportunidade surgiu quando uma pastelaria que já tinha outro espaço na cidade colocou este em trespasse. “Investi muito, a nível financeiro e pessoal”, refere. Não quer divulgar o valor da aquisição do trespasse, mas adianta que nas melhorias e na decoração gastou cerca de 10 mil euros, sem recurso a financiamento.
Uma das características do espaço são as condições de fabrico próprio porque antes funcionava principalmente nessa vertente. Por isso, “tudo o que vendemos é feito aqui, menos o pão”, ressalva Joana Constantino.
Há pastelaria diária – como pastéis de nata, mil-folhas, tortas, ou croissants – e pastelaria fina – bolos à fatia e semifrios. Há algumas especialidades e receitas que a própria pasteleira criou. Entre eles o bolo de noz com recheio de maçã, os queques de caramelo e o bolo de limão com sementes de papoila, o ex-libris da casa. “É um bolo muito leve e fresco, com o elemento surpresa que é o crocante das sementes”, explica Joana Constantino.
Os bolos vendidos para fora, simples ou de cake design, são só por encomenda, o que a pasteleira explica com o facto de só trabalhar com produtos frescos. Os bolos simples custam 12,50 euros por quilo. O preço sobe para 15 ou 19 euros por quilo quando envolve trabalho de cake design. Projectos mais ousados têm preços sob consulta.
A aposta é num produto de qualidade, o que também impede o fabrico para revenda. “Para ter preços tinha que baixar a qualidade, o que está fora de questão”, sustenta.
O espaço está aberto todos os dias das 7h00 às 19h30, excepto ao domingo e à segunda-feira, dias em que encerra às 15h00. Para além dos produtos de pastelaria e do pão, também vende sopas nos dias úteis.