Comunidade de “fazedores” encontrou-se no Parque Tecnológico de Óbidos

0
598
Gazeta das Caldas
Vários “fazedores” aprimoraram os seus conhecimentos tecnológicos em Óbidos

O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) recebeu no passado dia 18 de Novembro, o 3º encontro do Movimento Maker Portugal, que juntou uma comunidade de “fazedores” oriundos de vários pontos do país.
Esta iniciativa teve como objectivo apresentar e pôr em prática conhecimentos nas áreas de “Home Automation” e “Impressão 3D”. Os participantes foram desafiados a criar sensores de leitura de temperatura e luminosidade, cuja informação, a enviar para uma plataforma específica, permite definir regras para criar automatismos e controlar todos os dispositivos em casa (como por exemplo acender ou apagar uma luz remotamente, sem que tenhamos de lá estar).

Os “fazedores” foram ainda desafiados a desenhar e imprimir uma caixa numa impressora 3D, que serve para guardar o sensor criado.
“A magia destes encontros é mesmo a partilha de conhecimento”, refere Bruno Horta, o percursor deste movimento em nota de imprensa. Destaca ainda que é fundamental nestas iniciativas a capacidade que têm de “envolver a comunidade, de juntar pessoas que gostam de tecnologia, e de lhes dar a possibilidade de aprenderem uns com os outros”.
Depois de Leiria, Lisboa e Óbidos, o Movimento Maker ruma durante o mês de Dezembro para Aveiro e Coimbra.
O Movimento Maker conta, em apenas seis meses de existência, com cerca de mil membros em Portugal.

F.F.