Projectos de empresas da região foram bem recebidos no Portugal Tecnológico

0
508
Janela Digital
O stand da Janela Digital estava situado no da ADI - Agência de Inovação

Entre as 200 empresas participantes no Portugal Tecnológico, que decorreu na FIL – Parque das Nações entre os dias 22 e 26 de Setembro, marcaram presença duas empresas tecnológicas oestinas.
A Janela Digital (JD), empresa de tecnologias para o sector imobiliário sedeada em Óbidos, estava integrada no pavilhão da Adi – Agência de Inovação, onde teve a oportunidade de mostrar como se podem aplicar as mais recentes inovações tecnológicas utilizadas pelos seus clientes.

Entre os vários produtos apresentados, aquele que mereceu maior destaque foi o “Quiosque Montra” que, permitindo a sua experimentação pelo público, “foi alvo de grandes elogios pelas suas características e materiais de carácter inovador”, refere Joana Silva, responsável pelo marketing e comunicação da Imoguia.
Este quiosque, que dispõe dum écran táctil na montra da imobiliária, permite que, através do toque, o cliente tenha acesso a toda a carteira de imóveis do mediador e consiga deixar pedidos de visita ou de informação sobre um ou mais imóveis. A imobiliária não precisa de estar aberta permanentemente para “receber” clientes, reduzindo assim o risco de perder negócios.
Neste certame a JD apresentou também um novo sistema de pesquisa baseado em mapa digitais. Esta funcionalidade vai permitir procurar imóveis georreferenciados directamente no mapa satélite do portal Casa Sapo. Permite ainda encontrar imóveis sem GPS, agrupados na freguesia correspondente.
Entre outras novidades, destaque ainda para a “realidade aumentada para telemóveis com sistemas Android ou iPhone”, uma tecnologia permite a qualquer utilizador visualizar no ecrã os imóveis georreferenciados de cada zona, que se encontram para venda ou arrendamento ao apontar o aparelho na sua direcção”.
A empresa caldense de Engenharia de Sistemas de Informação, MakeWise esteve presente no Portugal Tecnológico, a convite da CCDR-LVT, que pretendia ter no seu espaço de divulgação um conjunto de empresas e outras entidades, que representassem o que de melhor se faz na região de Lisboa e Vale do Tejo, em termos de investigação e desenvolvimento tecnológico.
A participação permitiu-lhes dar a conhecer a empresa e alguns dos projectos que desenvolvem. “Fomos visitados por centenas de pessoas, que mostraram bastante interesse nas nossas soluções e nos projectos que levámos para demonstração”, referiu o administrador da Makewise, Pedro Manuel.
A empresa apresentou a Talking Trees, uma solução que desenvolveu  para os parques de Sintra e consiste num sistema de informação e guia turístico interactivo, que permite a identificação dos espécimes mais notáveis do acervo botânico de Sintra, ao longo dos percursos turísticos existentes na Pena e em Monserrate.
Foram também mostrados dois projectos desenvolvidos para Brisa Inovação: o sistema de reconhecimento automático de matrículas e o sistema de detecção automática de incidentes (viaturas em contra-mão). A mais recente plataforma da Makewise, denominada MOOV-U – Power To Interact, também esteve em destaque. Trata-se de uma plataforma de divulgação multi-canal, que disponibiliza a gestão de informação para meios digitais interactivos e está pensada para a promoção turística, cultural e empresarial. “Apresentámos in loco a primeira versão de um dos meios de divulgação mais vanguardistas desta solução, um MUPI digital interactivo sem toque, em que o acesso à informação é realizada pelos gestos do utilizador”, explicou o responsável.
Pedro Manuel sentiu bastante interesse por parte dos visitantes, entre políticos e profissionais da área, clientes e pessoas ligadas ao ensino.
O responsável destaca ainda a importância de participar na principal feira tecnológica que se realiza no país nesta área e que “acaba por ser uma montra e referência para a apresentação das tendências de mercado das novas tecnologias em Portugal”.