Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:45
- publicidade -
InícioOpiniãoEspaço Legal - Cessão de quotas de sociedade

Espaço Legal – Cessão de quotas de sociedade

-

“O pai do meu marido foi fiador de um dos meus filhos, mas como ele não pagou uma dívida quando faleceu toda a herança foi penhorada. O que eu queria saber era se eu sendo casada com um dos herdeiros (em comunhão de adquiridos) na data da resolução do caso poderei vir a ser afectada na parte da herança do lado da minha família? ”

Maria Rosa Araújo (Caldas da Rainha)

De acordo com o Código Civil, a herança responde pelas despesas com o funeral e sufrágios do seu autor, pelos encargos com a testamentaria, administração e liquidação do património hereditário, pelo pagamento das dívidas do falecido e pelo cumprimento dos legados”. Quer isto dizer que antes de serem distribuídas as verbas (bens) de uma herança, devem ser pagos, entre outras, as dívidas do autor da sucessão – o falecido.
Ora este caso indica, precisamente, que o falecido tinha dívidas quando ocorreu o óbito, pelo que, apenas depois de liquidadas as referidas dívidas, serão atribuído os quinhões (partes) dos bens a quem de direito.
Portanto, todos os herdeiros serão afectados, pois só a parte que ficar disponível após o pagamento das dívidas será distribuída proporcionalmente.
Uma ressalva apenas: os encargos da herança não poderão ser superiores à própria herança, pelo que estes só poderão ser impostos na medida da própria herança.

Rui Manuel Tibério
ADVOGADO
ruitiberio@hotmail.com

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.