Auto Leandro Santos completou 35 anos e já se está a preparar para o futuro

0
441
Leandro Santos e a esposa criaram a empresa que agora é gerida pelos filhos

Empresa celebra aniversário com aproximação à comunidade local e está a preparar investimento para se preparar para um futuro que já começou

A Auto Leandro Santos está a assinalar, este ano, o 35º aniversário da fundação com um conjunto de iniciativas. A empresa, que é um doa maiores operadores no comércio de automóveis usados e seminovos do país, continua a trabalhar para melhorar a sua oferta de serviços e está a preparar um investimento para remodelar as atuas instalações na Rua Dr. Artur Figueiroa Rego.
Para assinalar o aniversário, que foi cumprido em fevereiro deste ano, a empresa lançou uma campanha em que atribuiu 35 mil euros de descontos às primeiras 35 vendas, que foi um sucesso. Outras campanhas se vão seguir, a começar já na Páscoa.
Além disso, a empresa tem vindo a realizar ações de marketing junto da comunidade local, que representa cerca de 50% das vendas.
É também com esse objetivo que a Auto Leandro Santos está a preparar uma intervenção profunda nas suas instalações, cujo projeto foi recentemente submetido à apreciação dos serviços da Câmara das Caldas da Rainha. As atuais instalações ainda têm por base a antiga fábrica de mobiliário que ali existia anteriormente, as novas serão pensadas de raiz para o projeto comercial da empresa.

O projeto das novas instalações vai aumentar o showrrom coberto e melhorar a experiência dos visitantes

“Queremos um espaço totalmente virado para a experiência do cliente, que quando aqui entrar vai poder fazer um circuito para conhecer toda a nossa oferta. Um espaço mais glamouroso e mais tecnológico, para criar sensações a quem nos visita”, afirma Nuno Santos, administrador da empresa.
É também no sentido de chegar junto da comunidade que a Auto Leandro Santos tem reforçado a ligação a diversas entidades locais, quer no apoio a equipas de desporto amador, quer com ações de solidariedade social. “Preferimos dispersar os apoios e chegar a mais pessoas do que apostar no patrocínio de uma grande equipa”, diz Nuno Santos.
Em geral, o mercado automóvel está a enfrentar baixa de procura como um dos efeitos da pandemia de covid-19 e a Auto Leandro Santos não foge à regra. Mas, além disso, Nuno Santos refere que está um curso um processo de alterações de hábitos que mantém as empresas do setor alerta.
As dificuldades começam pela perda de poder de compra, ou por uma menor confiança para o investimento por parte dos consumidores, que baixa a procura. Mas há outros fatores. “Em determinados segmentos há dificuldade para comprar, nomeadamente o familiar médio, que era um dos produtos mais procurados”, refere Nuno Santos. Esta escassez afeta o mercado de novos e do rent-a-car, onde a renovação de frotas ocorre de forma mais lenta, o que coloca menos automóveis à disposição do mercado de usados.
Por outro lado, o mercado está a atravessar uma fase de transição que causa algumas incertezas. “Não sabemos bem o que as pessoas estão a pedir de futuro, que rumo o mercado vai ter”, afirma o empresário.
Certo é que, nesta fase, a procura por automóveis elétricos está a crescer e a empresa tem-se preparado para isso. “Temos vendedores especializados, que podem explicar aos clientes todas as especificidades, porque são muitas, de comprar um elétrico, e temos várias soluções”, diz Nuno Santos.
Outro processo em mudança é o da própria venda, que foi acelerado pela pandemia. Hoje, a Auto Leandro Santos vende e entrega em todo o país, ilhas incluídas, com um processo que é 100% digital, incluindo assinatura de contrato. O próprio perfil dos clientes tem mudado e “está a ganhar idade”, afirma Nuno Santos, que sente maior dificuldade nos jovens para adquirir primeiro carro.
A empresa garante 45 postos de trabalho, que sobem para 65 no conjunto de empresas do Grupo AL Automóveis e Nuno Santos diz que a empresa está “em constante recrutamento”. “Temos sempre a porta aberta para bons profissionais e a própria estrutura da empresa tem dinâmica para se adaptar quando surgem boas oportunidades”, sublinha, acrescentando que as oportunidades também se abrem internamente. “Não é nada difícil progredir na carreira aqui, desde que a pessoa tenha capacidades”, conclui.

 

 

Passeio de automóveis antigos juntou cerca de 170 pessoas nas Caldas

 

A segunda edição do passeio organizado pelos Cervejinhas do Campo contou com cerca de 70 viaturas e é sequência do passeio de bicicletas antigas

O grupo Os Cervejinhas do Campo organizou, no passado domingo, um passeio de automóveis antigos que percorreu o litoral do concelho e o centro da cidade das Caldas da Rainha, numa iniciativa que juntou cerca de 170 pessoas. O passeio contou com o apoio à organização da Auto Leandro Santos.
Esta foi a segunda edição do passeio de automóveis antigos organizado pelos Cervejinhas do Campo, depois de uma primeira edição realizada em 2020, antes de se ter instalado em Portugal a pandemia de covid-19.
Joaquim Ramos é o percursor da iniciativa e conta que esta nasceu em sequência de um conjunto de outras iniciativas que tiveram origem no lugar do Campo, no concelho caldense. “Foi mais uma brincadeira de clássicos”, regista, lembrando que esteve também na origem do passeio de bicicletas antigas, que ao longo de mais de uma década tem levado as bicicletas pasteleiras a pleno coração das Caldas da Rainha no feriado de 5 de outubro, com bastante sucesso.

“As bicicletas antigas já deram, depois disso, origem a um passeio de motorizadas antigas e, entretanto, surgiu o desafio de um amigo para que se realizasse também um passeio de automóveis antigos”, conta Joaquim Ramos.
A ideia ganhou forma em 2020, nessa primeira edição que juntou cerca de 40 clássicos. EM 2021 a pandemia não permitiu a realização do evento, mas foi agora retomado com a Auto Leandro Santos a ajudar na organização e a disponibilizar o espaço para a concetração e para a realização de uma pequena atividade.
O sucesso da iniciativa foi inesperado. “Temos aqui 70 carros e cerca de 170 pessoas envolvidas”, conta Joaquim Ramos, acrescentando que a expectativa era um pouco inferior, meia centena de automóveis.
A maior parte dos participantes vieram do próprio concelho das Caldas da Rainha, onde há um entusiasmo grande sempre que se trata de eventos ligados com os motores, mas também vieram participantes de outras paragens, como Torres Vedras, Rio Maior e Batalha.
Quanto aos bólides, que na verdade são o que mais interessa, sobretudo para quem os vê a passar na rua, entre as “estrelas” deste pequeno passeio esteve um Ford Anglia de 1954, o mais antigo de entre os presentes. Já o automóvel mais recente datava de 1994.
No passeio, os visitantes deram a conhecer as máquinas que tanto estimam e contemplaram algumas das melhores paisagens do concelho, incluindo Salir do Porto, Foz do Arelho, Nadadouro, e também desfilaram pelo centro da cidade.
Ao longo do percurso foram, ainda, realizados vários jogos tradicionais dos tempos em que estas viaturas eram os verdadeiros “reis” das estradas.