Câmara e CHO estudam solução para estacionamento atrás do Chafariz das Cinco Bicas

0
780
Chafariz das Cinco Bicas - Gazeta das Caldas
Só depois de definido o acesso ao parque é que este passará a receber autocarros de turismo durante os fins-de-semana e feriados - Fátima Ferreira

O CHO está a pedir sugestões e orçamentos a várias empresas sobre a melhor proposta a implementar para regular o acesso de entrada ao parque de estacionamento junto ao Chafariz das Cinco Bicas, que passará a receber autocarros de turismo durante os fins-de-semana e feriados.

A Câmara das Caldas já apresentou uma solução ao CHO, que passava pela colocação de uma barreira com comando para permitir a entrada no parque. No entanto, de acordo com Filomena Cabeça, da administração do centro hospitalar, esta não é a melhor pois “não garantia o acesso rápido dos veículos prioritários e dos fornecedores”. No entanto, foi considerada como ponto de partida para agora ser trabalhada em colaboração com a autarquia.
A solução a encontrar terá também que ser compatível com o acesso ao hospital de modo a garantir a entrada dos funcionários a todos os parques da instituição. Por outro lado, deverá garantir um controlo efectivo do acesso a quem tem o direito de estacionar e ser um equipamento suficientemente seguro que impeça de ser pirateado.
“A decisão final será da Câmara, que é quem vai custear o equipamento, mas queremos apresentar uma contraproposta que seja o mais eficaz possível”, explicou Filomena Cabeça à Gazeta das Caldas.
O projecto de alteração do parque de estacionamento junto ao Chafariz das Cinco Bicas para receber autocarros de turismo durante os fins-de-semana e feriados foi aprovado por maioria na Câmara das Caldas em Outubro de 2016.
O documento, elaborado pelo Gabinete de Planeamento do CHO, prevê a cedência à autarquia da área de estacionamento, por um período de cinco anos, renovável, para autocarros aos sábados e domingos. Já a Câmara terá que proceder às obras em redor do Chafariz das 5 Bicas de modo a permitir a entrada dos autocarros e à pintura do estacionamento e sinalética, inclusive da obra de Ferreira da Silva. Cabe-lhe também garantir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, colocar iluminação pública ao redor do chafariz e no Jardim de Água, e garantir a segurança no local.
A solução encontrada torna possível o estacionamento de seis autocarros de turismo, durante o fim-de-semana e feriados, mantendo uma capacidade de estacionamento de 13 viaturas em paralelo.