ESAD.CR com quase totalidade das vagas preenchidas

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Diretor da ESAD.CR mostra-se satisfeito com os resultados da primeira fase de candidaturas

Escola das Caldas da Rainha regista 99,7% de vagas ocupadas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Politécnico de Leiria aumenta número de alunos em relação ao ano anterior.

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) registou uma taxa de 99,7% das vagas ocupadas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), sendo apenas superada, no âmbito do Politécnico de Leiria, pela Escola Superior de Saúde (ESSLei), que preencheu a totalidade de vagas disponíveis.
Das 1.967 vagas disponíveis na primeira fase, o Politécnico colocou 1.814 novos estudantes nas licenciaturas, preenchendo assim 92,2% das vagas.
Para além da ESSLei e da ESAD.CR, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) teve uma taxa de ocupação de 98,9%, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche, registou 88,4% de vagas preenchidas, ao passo que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) registou 84,3% das vagas ocupadas.
Segundo o Politécnico, entre os 37 cursos que completaram a totalidade das vagas colocadas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta, ou seja do último estudante colocado, foram Design Gráfico e Multimédia (157,1), Artes Plásticas (155,1), Fisioterapia (153,6), Teatro (149,5), Design de Produto – Cerâmica e Vidro (146,7), Comunicação e Media (143,9), Enfermagem (143,8), Design de Espaços (143,4) Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia (142,9).
Os números agradam ao presidente do Politécnico de Leiria. “Estamos muito satisfeitos com os resultados desta primeira fase do concurso. Para além dos 1.814 estudantes colocados, é muito relevante o facto de 1.717 candidatos terem colocado o Politécnico de Leiria como primeira opção», salienta Rui Pedrosa.
“Comparando os dados desta fase com o período homólogo do ano letivo passado, há um aumento de 3% do número de estudantes”, salienta o responsável, advertindo que, aos novos estudantes de licenciatura, acrescem os novos estudantes dos cursos TeSP, pós-graduações, mestrados e doutoramento, facto que perspetiva, pela segunda vez e de forma consecutiva, que haverá “mais de 5.500 novos estudantes inscritos no Politécnico de Leiria no final de todas as fases dos diferentes concursos”.
“Este será o oitavo ano consecutivo de crescimento da captação de novos alunos do Politécnico de Leiria, o que demonstra a qualidade institucional e o seu reconhecimento, nacional e internacional, enquanto instituição de ensino superior de referência”, frisa Rui Pedrosa.
Na leitura do diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, em termos genéricos os resultados de colocação de novos alunos na primeira fase de candidaturas ao ensino superior “são muito bons”.
“Voltamos a ter a escola cheia e as notas de entrada subiram ligeiramente na maioria dos cursos”, frisa João Santos, que considera, ainda, uma “outra boa notícia” a subida de 25 pontos da última nota de entrada no curso de Design de Espaços, quando comparada com o antigo curso de Design de Ambientes.

Investir na programação
No passado ano letivo, a ESAD.CR tinha preenchido a totalidade de vagas disponíveis na 1ª fase de candidaturas do CNAES, mas este ano ficaram por preencher 9 vagas do curso de Programação e Produção Cultural.
Por seu turno, no âmbito das escolas do Politécnico de Leiria, em Peniche o curso com mais vagas sobrantes foi o de Engenharia Alimentar (21), à frente de Gestão da Restauração e Catering (12) e Gestão Turística e Hoteleira (4).
Relativamente ao curso de Programação e Produção Cultural da ESAD.CR, João Santos assume que os resultados referentes à 1ª fase “estão aquém do esperado”, uma vez que o curso “mais jovem e pioneiro em Portugal, tem obtido grandes resultados, com um bom índice de empregabilidade e colhe o reconhecimento das entidades do campo das artes e da cultura com quem se relaciona regularmente”.
“Estamos certos que vamos melhorar os resultados na segunda fase”, sublinha o docente, que está a cumprir o segundo mandato à frente da escola.