Há uma nova escola de dança em Óbidos para treinar e competir

0
712
Daniel Silva (ao centro) é um dos priniciapis dinamizadores deste projeto

Associação quer estabelecer parcerias e pôr todos a dançar no concelho vizinho. Dos mais novos aos mais velhos

Há uma nova entidade em Óbidos que promete pôr toda a gente a dançar. A Associação de Dança de Óbidos apresentou o seu projeto, a 25 de junho, na Casa da Música e fê-lo no espetáculo “Volta ao Mundo a dançar”, a cargo da Academia Óbidos Dance em que participaram não só os alunos das turmas mas também alguns dançarinos convidados. Segundo explicou Daniel Silva, o presidente da associação, um dos objetivos é a promoção de vários tipos de dança não só em Óbidos, como por toda a região oestina.
O responsável, de 29 anos, dança desde os seis e é professor e treinador de dança de salão desportiva, nas vertentes competição e social. Já teve grupos de dança sincronizada, assim como pares de dança que foram campeões nacionais. Daniel Silva é natural de Alcoentre, viveu em Lisboa e desde o ano passado que se mudou para a região.
A nova entidade foi iniciada em setembro passado e começou por contar com oito alunos adultos que se dedicam a aprender danças de salão. Neste momento já são quase 30, além de que a turma infantil é composta por 17 crianças.
“Temos muitos projetos e queremos ter parcerias com outras associações”, disse o responsável interessado, por exemplo, em organizar workshops de dança e de expressão corporal e dramática noutros espaços.
“Queremos participar ativamente nas atividades do concelho de Óbidos”, acrescentou o responsável que tem a decorrer vários projetos relacionados com a Câmara Municipal. Participam em programas como o Óbidos Mais Ativo. É a nova academia que está à frente do programa “Vamos dançar como se ninguém nos visse” que leva a dança a alguns lares e centros de dia obidenses. A iniciativa tem sido um verdadeiro sucesso e segundo Daniel Silva, é para ser alargada a mais parceiros.
A nova associação têm ainda um outro objetivo desportivo. Quer preparar os seus alunos para que estes representem o concelho vizinho na Federação Portuguesa Desportiva de Dança nos vários escalões das competições.
“Queremos levar a dança a eventos sociais”, explicou Daniel Silva contando que já este mês vão organizar um evento de dança e bem-estar, além de que vão ter presença também no Festival Fólio.