LED em Peniche vai permitir poupar 200 mil euros por ano

0
642
Peniche - Led
| DR

Arrancou esta semana a substituição das luminárias tradicionais por LED em Peniche. Serão mais de 4.000 lâmpadas substituídas, o que corresponde a cerca de 50% do total. Estima-se que a mudança permitirá reduzir a factura energética dos 280 mil euros por ano para os 80 mil euros anuais, reduzindo o consumo anual dos 2300 MWh/ano, para cerca de 700 MW/h. Estes 71% a menos na factura representam também uma poupança ambiental produzindo menos 83 toneladas de Co2.

Esta é uma iniciativa que resulta de um contrato celebrado entre a autarquia e o consórcio I-SETE/Weltsmart, que foi apresentada em Agosto de 2016. A autarquia contratou uma empresa de serviços energéticos para obter mais eficiência que assume o investimento e a manutenção do equipamento. Em contrapartida, à medida que a factura vai sendo reduzida, a empresa recupera o que investiu.
O contrato, que vigora durante 12 anos, previa até Novembro substituir 4358 luminárias tradicionais por novas de tecnologia LED, tendo a mudança sido atrasada para Março.
Em Agosto a Câmara de Peniche salientou a redução do consumo “mantendo e melhorando o actual nível de iluminação sem gastar um cêntimo do erário público”.
Na terça-feira a substituição das luminárias começou e o projecto foi novamente apresentado.

Oeste LED ainda não avançou, mas vem aí LED para o Oeste

No Oeste há um projecto concebido em 2010, chamado OesteLED, que prevê a mudança de 45% das luminárias tradicionais de todos os concelhos oestinos, num total de 56 mil.
Para tal serão precisos cerca de 14 milhões de euros. Até ao momento ainda não foi mudada uma lâmpada ao abrigo do projecto porque a OesteCIM aguarda a abertura de fundos comunitários para avançar.
Peniche adiantou-se ao resto do Oeste, não esperando pelo projecto comum e tratando já da eficiência energética na iluminação pública. Caso o OesteLED se venha a concretizar Peniche assegura praticamente a totalidade da iluminação em LED.
Gazeta das Caldas contactou a OesteCIM para saber em que ponto estava o projecto, tendo-nos sido transmitido que “sem prejuízo do lançamento de um procedimento futuro ao abrigo do Programa Regional Centro 2020, a OesteCIM desde já lançou um procedimento autónomo visando a aquisição de cerca de 70 mil luminárias sobre a designação OesteLED”. A comunidade intermunicipal esclareceu que o procedimento está na fase de apresentação de propostas.