Liga oferece material ao hospital das Caldas

0
436
Os elementos da Liga, do serviço de Pediatria e da administração do CHO junto dos bens doados | Fátima Ferreira

Cadeirões e mais de um milhar de babetes foram oferecidos pela Liga de Amigos do Centro Hospitalar das Caldas

Os doentes internados no hospital das Caldas voltarão a ter à disposição, durante as refeições, babetes de pano, substituindo as folhas de papel vegetal que têm sido utilizados. É uma oferta da Liga de Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha que, depois do sinal verde da administração, está a confecionar cerca de um milhar destas peças de pano turco para adultos e uma centena para crianças.
No passado dia 5 de novembro foram entregues os primeiros 670 babetes para adultos, que serão utilizados por doentes internados nos serviços de medicina, cirurgia, ginecologia e de urgência, e 20 de criança, para o serviço de pediatria.
De acordo com Manuela Paula, voluntária da Liga e coordenadora do voluntariado, há cerca de dois meses que este trabalho tem vindo a ser feito. Começou com o investimento, de cerca de três mil euros, em pano turco e fitas de viés, seguindo-se o corte e confeção dos babetes por parte de seis voluntárias (Esmeralda Henriques, Augusta Pereira, Ludovina Filipe, Isabel, Luísa e Manuela Paula). Para as crianças, foram já feitos 20 babetes em tecido.
A par destas peças a Liga ofereceu também 10 cadeirões para o serviço de pediatria. “São de descanso, inclinam para trás e têm rodas, o que permite uma maior mobilidade”, sintetizou Joaquim Urbano, presidente da direção da Liga. Tratou-se de um investimento na ordem dos 2800 euros, que veio dar resposta a um anseio antigo do serviço e também manifestado pelos pais. Também Luísa Preto, diretora do Serviço de Pediatria, destacou a importância deste mobiliário, lembrando que há pais que ficam vários dias com os filhos internados e que “é muito complicado se não tiverem o mínimo de conforto”.
A enfermeira-chefe Helena Lindinho recorda que os cadeirões já tinham “12 anos, muita rotatividade e estavam em mau estado de conservação”, pelo que os novos são uma mais valia e foram prontamente acolhidos no serviço, que conta atualmente com oito crianças internadas. A responsável salienta que a Liga tem sido “uma mais valia enorme para o serviço, apoiando-o por diversas vezes”, como foi também o caso da oferta de uma bomba para extração de leite e também de uma máquina de café, que está disponível para utilização por parte dos acompanhantes das crianças.

“Ofertas são relevantes pela qualidade dos cuidados prestados e humanização que proporcionam”
Elsa Baião

Neste serviço falta agora conseguir apoios para mudar o pavimento de borracha do pequeno espaço infantil exterior.
Elsa Baião, presidente da administração do CHO, destacou que estas ofertas “são muito relevantes para a qualidade dos cuidados que são prestados e pela humanização que proporcionam”. A responsável agradeceu também ao serviço o facto de ir tentando conseguir mais meios junto de várias entidades, porque o hospital “não consegue chegar a todo o lado com a rapidez que gostaria”. Também o CHO já mandou recuperar alguns cadeirões e comprar outros novos, para responder às necessidades dos utentes.