O Sushi em destaque

0
607

Decorreu a 12 de Dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas, um jantar de sushi que foi coordenado por um dos seus alunos, Bruno Lopes. O estudante do curso de Pastelaria já é chef de cozinha e quer continuar a especializar-se em Cozinhas Orientais.

Os comensais foram recebidos na sala de refeições da escola com um cocktail de boas-vindas e com a projecção de imagens e música da cultura nipónica.
Alguns estudantes, trajados a rigor, receberam as pessoas que iriam degustar a refeição, que foi coordenada por Bruno Lopes, 23 anos, aluno do curso de Gestão e Produção de Pastelaria, que foi auxiliado pela sua turma na confecção da ementa.
Como primeira entrada, foi servida uma ceviche com molho picante à base de soja e citrinos. Bruno Lopes juntou um pouco de maçã “cuja textura contrasta com a dos peixes, que fazem parte desta entrada”, contou. Antes da degustação de cada proposta, o chef deslocava-se à sala e explicou aos convivas cada um dos pratos, dando-lhes algumas notas sobre as opções que tomou para a constituição da ementa. A refeição foi acompanhada por sake (aguardente de arroz) e chá.
Em seguida foi servida tempura, que é um clássico da culinária nipónica, em que os legumes, envolvidos num fino polme, são fritos. Esta foi uma proposta que conquistou os convivas, sobretudo os principiantes.
Após um um agradável slurp de sake, limão e hortelã, seguiu-se o prato de carne, servido com caril de legumes. Só depois é que se degustaram  as propostas de sushi e de sashimi, tão esperadas pelos apreciadores.
Para finalizar, foi servido um saboroso gelado de chá verde com um crocante de sésamo. Nota muito positiva para a ementa proposta e também para ambiente que foi criado e que transformou o restaurante escolar num aprazível lugar de degustação.
“Aprendi a cozinhar no Sushi Café Amoreiras”, contou o chef Bruno Lopes, que foi depois convidado para trabalhar na nova casa da marca no Colombo.  Depois passou para o restaurante Mandarim, no Casino do Estoril, onde trabalhou a comida chinesa.
“Prefiro a japonesa porque tem mais arte e possui um grau de maior especialização”, disse o jovem chef, que pretende continuar a especializar-se em cozinhas orientais.
Bruno Lopes é natural de Mem Martins (Sintra) e propôs à escola esta iniciativa. O jovem fez questão de salientar que não foi difícil estar na coordenação da refeição pois a sua turma – de Gestão e Produção de Pastelaria B – “esteve muito receptiva e houve muita inter-ajuda”.
Bruno Lopes está a morar em Óbidos desde Setembro e gosta da calma da região pois “é bom para me libertar um pouco da vida citadina”.  O chef quer viajar para se especializar na cozinha oriental, sobretudo “para aprender as novas técnicas”. Gostava de começar pelo Japão, passar pela Índia e pela China “para ver e aprender o mais rudimentar”.
Segundo o director Daniel Pinto, a proposta do aluno e chef Bruno foi bem acolhida e “já estamos a pensar num segundo jantar em parceria com um restaurante caldense que também faz sessões temáticas de sushi, o Prova dos Sentidos”.
O responsável referiu ainda que, para a concretização desta iniciativa, além da turma do chef, colaboraram mais duas  – Restaurante Bar e Gestão de Turismo, ambas do primeiro ano – que serviram a refeição e foram responsáveis pela decoração e ambiente, respectivamente.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Chefs do Oeste colaboraram em manual de pastelaria

No dia 12 de Dezembro foi lançado em Lisboa, o Manual Técnico de Pastelaria, pelo Turismo de Portugal. Este conta com os contributos de oitos chefs, sendo dois da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste: Hugo Florentino e Paulo Santos.
Na obra são abordados conceitos básicos de pastelaria assim como os géneros alimentícios que se utilizam. Explica-se a confecção de massas de base, cremes, merengues, doces, geleias e molhos. O manual refere a pastelaria clássica, a internacional, a festiva, a regional e a conventual, assim como ensina técnicas relacionadas com chocolate, gelados e com a panificação.
O livro destina-se em primeiro lugar à comunidade escolar jovens alunos e para os profissionais no activo mas também está disponível para aquisição ao público, na EHTO, por 15 euros.
N.N.