Pavilhão da Mata permanece como hospital de campanha pelo menos até Setembro

0
826

Câmara Municipal das Caldas prepara plano de contingência para utilização das instalações desportivas, mas o pavilhão da Mata continua de prevenção. Situação poderá ser revista no mês de Outubro, caso a dinâmica da doença assim o permita

O Pavilhão da Mata vai continuar a funcionar como hospital de campanha para doentes com covid-19, mas em Outubro poderá ser libertado para a prática desportiva regular, caso a dinâmica da pandemia assim o permita.
No passado mês de Março, quando a pandemia se instalou de forma mais evidente no país, aquele recinto foi equipado para funcionar como unidade de rectaguarda, mas até ao momento não foi necessária a sua utilização.
Também a nave principal do Centro de Alto Rendimento de Badminton recebeu um hospital de campanha, entretanto desmantelado de modo a receber a actividade da Federação Portuguesa de Badminton.
Contudo, por uma questão de precaução, a autarquia mantém, para já, o Pavilhão da Mata fechado ao público, admitindo rever a situação.
“Vamos aguardar pelos dados e a dinâmica da pandemia durante o mês de Setembro e perceber se poderemos desmantelar do hospital, para que o pavilhão possa voltar a servir a prática desportiva”, adiantou.
O vereador do desporto da Câmara das Caldas, Pedro Raposo, disse à Gazeta das Caldas que o município tem preparado o plano de contingência para a utilização das suas instalações desportivas para submeter à aprovação da Direção-Geral de Saúde, o que deverá acontecer até ao final do mês. Assim, as instalações desportivas estarão ao dispôr dos clubes a partir de Setembro, caso estes possam retomar actividade.
O autarca realçou que o plano municipal apenas regulará as condições de acesso e circulação, cabendo aos clubes estabelecer planos para treinos e jogos, de acordo com as federações e as orientações da DGS. No concelho, existem algumas situações de excepção, em que os clubes já se encontram em actividade, nomeadamente o futebol do Caldas SC e o voleibol do Sp. Caldas, assim como algumas colectividades com actividades de lazer e manutenção.
“São serviços pontuais, de baixa frequência, com planos de desinfecção de materiais”, sublinhou Pedro Raposo.