Tinta Ferreira anuncia obras da regeneração urbana em encontro de moradores no Bairro das Morenas

0
934
Gazeta das Caldas
Tinta Ferreira anunciou a conclusão da requalificação em 2020 ou início de 2021

A cidade vai ter obras de regeneração urbana no valor de meio milhão de euros. Foi o que anunciou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, no encontro de moradores do Bairro das Morenas, que teve lugar no sábado 15 de Setembro, altura em que foi entregue aos moradores o pequeno livro “Conversas com História – Bairro das Morenas”, criado com o apoio dos técnicos da Misericórdia.

Gazeta das Caldas
Dezenas de moradores juntaram-se à festa da apresentação do livro

A autarquia vai realizar obras de regeneração urbana no valor de meio milhão de euros e que vão melhorar a área central do Bairro das Morenas. Os projectos estão a ser desenvolvidos na Câmara e serão apresentados até ao final do ano, segundo o presidente Tinta Ferreira. O objectivo é que o concurso possa abrir em meados de Julho de 2019 de modo a que as intervenções possam decorrer em 2020. Será também requalificado o parque infantil, (onde decorreu a apresentação do livro) que, com as obras de melhoramento, passará a ter piso sintético em vez de areia.
O anúncio foi feito durante a sessão de entrega aos moradores do pequeno livro “Conversas com História – Bairro das Morenas”, feito com o apoio de técnicos do Centro de Recursos Comunitário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha – CLDS 3G.
Segundo Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, as crianças que se deslocam a pé até à EBI de Sto. Onofre vão poder contar com novos passeios que estão em falta naquele trajecto que se faz pelo Bairro das Morenas.
“Estamos a trabalhar na Junta para que as nossas crianças consigam chegar à escola sem vir pelo meio da estrada ou por bermas enlameadas”, disse Jorge Varela durante a sessão sobre as origens do bairro, os grupos e associações que já existiram, assim como os cafés e símbolos que os moradores reconhecem.
Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal, contou a sua ligação àquele bairro tendo revelado que participou na legalização das casas quando cumpriu o segundo mandato como presidente da Câmara. Presente como provedor da Misericórdia, mostrou-se “orgulhoso” desta parceria que a entidade estabeleceu com os moradores do Bairro dos Arneiros.
Perto de uma centena de pessoas reuniu-se nesta iniciativa onde os políticos sugeriram que se fizesse naquele bairro pelo menos uma iniciativa por ano. Talvez até se pudesse voltar a reactivar a festa que antigamente se fazia no Bairro das Morenas, que tinha lugar em Agosto por causa dos emigrantes. A ideia agrada a moradores como Maria Eugénia Vitorino, nascida e criada há 70 anos naquele bairro. É uma de dez irmãos “e ficámos cá todos a viver!”. Vê com bons o retorno da festa e lembra que foi com o dinheiro que foi feito durante essas festividades “que foi possível ao povo começar a construir o parque infantil”. A moradora gosta de viver neste lugar e acha que “estamos bem servidos”. Salientou que o bairro tem escola (EBI Sto Onofre), o jardim de infância e o facto de ali passar o transporte público Toma.
Manuel Rocha, de 67 anos, veio das Águas Santas morar para o Bairro das Morenas há 50 anos. “Vive-se aqui bem, somos quase como uma família”, disse o morador, que colaborou no livro de histórias. Tem pena que a festa de Agosto já não se realize e também gostava que esta tradição do seu bairro fosse retomada.