Hospitalização Domiciliária do CHO já atendeu 500 utentes

0
486
A equipa que está ao serviço no Hospital das Caldas da Rainha

Unidade entrou em funcionamento há dois anos e ajudou a “libertar” dias de internamento nos hospitais

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 533 doentes no espaço de dois anos, “libertando”, assim, 5.455 dias de internamento convencional no hospital.
Segundo o CHO, neste período já foram realizadas 9.749 visitas ao domicílio, tendo sido percorridos 164.273 quilómetros pelos concelhos da área de influência da estrutura hospitalar do Oeste.
Dos 533 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,5 dias no internamento. Atualmente são referenciados para a UHD doentes internados no CHO ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários.
Devido às especificidades geográficas, esta unidade tem em funcionamento duas equipas: uma no Hospital das Caldas e outra em Torres Vedras, sendo que naquela cidade a atividade assistencial esteve suspensa durante três meses no início de 2021, devido à necessidade de mobilização de recursos humanos para o internamento de doentes covid-19.
As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de cinco camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas, que funcionam 24h por dia, 7 dias por semana.
Tendo em conta o universo de doentes que usufruíram do apoio das equipas de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, 99% classificaram como “muito satisfeitos”, enquanto que 1% classificou como “satisfeito”.
Em comunicado, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste enaltece o profissionalismo, o empenho e a dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária. Após dois anos de atividade, o reconhecimento e o grau de satisfação por parte dos utentes e familiares são demonstrativos da relevância deste projeto na prestação de cuidados de saúde de proximidade aos Utentes da região Oeste.