Misericórdia de Alfeizerão festejou 19º aniversário da sua refundação

0
561

O almoço organizado no dia 23 de Novembro pela Santa Casa da Misericórdia para comemorar os 19 anos da sua refundação encheu o salão da Casa do Povo.
O evento contou com a participação da Banda de Trompetes do Centro Cultural da Cela, intervenções das várias entidades convidadas, distribuição de distinções e prémios e mais um momento musical pelo Coro “Stella Vitae”, de Lisboa, e pelo Grupo de Fados de Coimbra.
Na hora dos discursos o provedor, José Luís Monteiro de Castro, elogiou o bom desempenho de todos os funcionários, que têm cumprido uma nobre missão, bem como os elementos que compõem os órgãos sociais. Revelou que foi estabelecida uma parceria com o Centro da Cela no sentido dos utentes poderem utilizar as suas piscinas. “Estamos aqui para ajudar a nossa população mais carenciada”, disse.
Joaquim Guardado, provedor da Misericórdia de Pombal e presidente da União das Misericórdias no distrito de Leiria, louvou a mesa administrativa da Santa Casa de Alfeizerão dizendo que “vocês dão um grande exemplo a todos nós pois têm feito um trabalho magnífico e posso afirmar que a vossa instituição é uma referência para todo o concelho”.
A directora do Centro Regional da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, disse que “esta Misericórdia é das que tem um sentido misericordioso muito especial”.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, enalteceu a dinâmica de todas as IPSS do concelho. “Temos feito grandes investimentos para que possamos dar resposta às pessoas que mais precisam”,  afirmou, anunciando de seguida que foi inaugurada no dia 28 de Novembro a Casa de Acolhimento Temporário, em Alfeizerão, que será a segunda existente no país (a outra funciona no Porto).

Distribuição de prémios

A Misericórdia de Alfeizerão homenageou várias pessoas que contribuíram para que o projecto iniciado há 19 anos chegasse a bom porto. Também foram agraciadas várias colectividades da freguesia e freguesia, bem como a CEERIA (Alcobaça) e Clube Sorotimista (Caldas da Rainha). Foram ainda contemplados três jovens estudantes que completaram o 12º ano para de poderem prosseguir os estudos. Foram entregues medalhas a 35 irmãos que completaram 10 e 15 anos de associados. Por fim a partilha do bolo de aniversário foi um acto marcante com toda a assistência a cantar os parabéns com o Coro Stella Vitae.

T. Antunes