Alcobaça no processo régio dá nome a ciclo de conferências

0
656

“Luzes e Sombras – Alcobaça no processo régio” é o nome do ciclo de conferências que se inicia amanhã, pelas 10h30, no Mosteiro de Alcobaça. Com a coordenação de Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa de História (ACH), o ciclo irá começar por dar a conhecer o rei D. Pedro I no ano em que se contam 650 anos da sua morte.

As relações entre D. Afonso IV e o seu herdeiro são o tópico do orador Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa), que fará a sua apresentação pelas 11h00.
Segue-se a intervenção de Cristina Pimenta (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade), que tem como título “…taes dez anos numca ouve em Purtugal…”, uma frase da crónica de Fernão Lopes, quando se refere aos dez anos de reinado de D. Pedro.
Em seguida faz-se uma pausa para almoço e pelas 14h30, Margarida Garcez Ventura (UNL) fala sobre “O beneplácito régio no contexto das lutas entre o poder régio e o clero” e Carla Varela Fernandes (Instituto Estudos Medievais) sobre “Os túmulos de Pedro e Inês no contexto da tumulária do Ocidente”.
Pelas 16h00, há uma acção sobre “D. Pedro – Dez anos de chancelaria” de Maria José Azevedo Santos (Univ. Coimbra) e “Inês de Castro, ‘gloriosa consorte’: a legitimação de um tumulamento” por Maria Alegria Marques (UC).
Esta sessão, que é de entrada livre, termina com um debate.

TRÊS SESSÕES ATÉ SETEMBRO

Na segunda sessão Leontina Ventura (UC) vai analisar Alcobaça na crise política de 1245, seguindo-se Maria Alegra Marques que fará uma intervenção sobre “uma opção para o espaço real de Alcobaça”. Ambas realizam-se a 3 de Abril.
Recordar a escola do Mosteiro, com a oradora Maria Teresa Nobre Veloso (UC), e as realizações arquitectónicas no tempo de D. Dinis, com Ana Pagará (directora do Mosteiro de Alcobaça) são os tópicos da conferência de 3 de Junho.
A última conferência, de 23 de Setembro, contará com a intervenção de Francisco Mendes (ACH) sobre “Alcobaça e as obediências em período de cisma” e de Armando Martins (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) sobre a relação de D. Fernando com Alcobaça e a herança deixada pelo rei. José Marques (Universidade do Porto) encerra os trabalhos com o tópico “D. João d’Ornelas, Abade”.
Estes três colóquios decorrem na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, sempre às 15h00.