Artista moldavo vence concurso com aguarela do centro das Caldas

0
1028

Eugen Chisnicean, um pintor moldavo que participou no Encontro Internacional de Aguarela das Caldas, que decorreu no mês de Agosto, recebeu um prémio ao ter apresentado uma aguarela realizado durante este encontro. A obra premiada retrata a Rua das Montras onde é possível ver a esplanada da Venézia e lojas como a Túnica e ainda o edifício onde se encontra o Jornal das Caldas. Foi esta  a obra que ficou em primeiro lugar no concurso on-line BoldBrush Painting Competition, realizado em Agosto.
O International Watercolour Meeting of Caldas da Rainha, organizado pelo CCC, decorreu de 11 a 14 de Agosto e reuniu 12 aguarelistas que durante os dias do evento percorreram as ruas da cidade e arredores ilustrando as suas paisagens.

Eugen Chisnicean nasceu em 1984 numa pequena cidade no norte da Moldávia e desde cedo que se interessou pelas artes, seguindo pisadas do pai que trabalhava em pintura e fotografia. Aos 11 anos entrou na escola de crianças de Belas Artes e participou com êxito em várias competições nacionais e internacionais. Em 2000 mudou-se para a capital, Chisinau, onde frequentou Design de Interiores e Arquitectura no Instituto de Artes. Desde 2007 que se concentra na pintura de aguarelistas modernos de modo a fortalecer a sua relação com a pintura em aguarela. O seu trabalho (eugenchisnic ean.com/) incide especialmente em paisagens naturais e urbanas.
Moscow Ballet dança “Romeu e Julieta” no domingo
No próximo Domingo, 26 de Setembro, pelas 17h00, será apresentado no CCC “Romeu e Julieta” pela Companhia “Moscow Ballet”. O grupo já cá esteve e interpretou com êxito  “A Bela Adormecida”. Constituída por solistas de grandes teatros como o Bolshoi, Mariinsky, Kiev e Perm, a companhia conta com a participação de estrelas do bailado russo como Dmitry Smirnov, Andrey Laypin, Andrey Shalin, Nadejda Ivanova, Ekaterina Shalyapina e Ekaterina Karpova.
“Romeu e Julieta” conta a história de amor trágico entre dois jovens. Escrita por Shakespeare em 1579, é considerada por todos uma obra-prima e inspirou grandes coreógrafos que, adaptando-a para bailado, conseguiram transformar a história escrita numa encantadora obra-prima do bailado clássico.
Duas ilustres famílias de Verona – localidade onde se desenrola a acção – hostilizam-se por antigas desavenças, manchando as suas mãos de sangue.
No seio destas duas famílias nascem dois amantes predestinados – Romeu e Julieta – que sucumbem na dor infligida pela sensação de perda.
O bailado tem despertado o interesse do público pela beleza da história, pela nobreza dos movimentos coreográficos e pela composição musical de Prokofiev.
Os bilhetes custam entre os 18 e os 25 euros há descontos de 10% para grupos, jovens e seniores.