Caldense lançou livro infanto-juvenil em Braille

0
614
Gazeta das Caldas

1-AutoraStella“O Papagaio de Papel Três Estrelinhas”. Assim se intitula o livro infanto-juvenil da caldense Cristina Vicente que foi lançado em Junho, durante a Feira do Livro de Lisboa. Esta obra tem uma versão em Braille, motivo pelo qual, a autora obteve o apoio da Misericórdia de Lisboa para a sua edição. 

“Trata-se de  uma obra pioneira, escrita a pensar na comunicação inclusiva de todas as crianças e para todas as idades”. Palavras de Cristina Vicente, a caldense, de 44 anos – que assina os seus livros  com o pseudónimo Stella Onofre – sobre o seu “O Papagaio de Papel Três Estrelinhas”
A autora trabalhou com crianças como auxiliar de educação. Um dia, quando acompanhou um grupo onde estava um menino invisual ao cinema, este questionou-a sobre o que era um papagaio de papel. “E eu tive que descobrir a melhor forma de lhe explicar”, disse a autora. Por causa deste episódio, Cristina Vicente pôs mãos à obra e criou “O Papagaio de Papel Três Estrelinhas”, tendo recorrido à Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para a tradução do livro para Braille.
Trata-se do primeiro livro que edita individualmente e onde conta a história de dois invisuais – Afonso e Henrique –  “que vão aprender muito sobre a amizade”, explicou Cristina Vicente.
A autora aposta forte numa linguagem “que apela aos vários sentidos” para poder transmitir todas as emoções a quem não possui o sentido da visão.
A autora já testou a sua obra pois esta foi lida por uma senhora invisual,  que lhe disse que tinha gostado da construção das suas personagens. “Apesar de já ter 40 anos, a senhora nunca tinha lido um conto infantil em braille”, disse a caldense que apresentou a sua obra na Feira do Livro de Lisboa.
Dado tratar-se de uma obra pioneira, pois não são comuns os livros infantis em Braille, quando a autora pediu apoio para a edição à Misericórdia de Lisboa, os seus responsáveis aceitaram e apoiaram-lhe a edição dos 500 exemplares.

À procura de ilustrações 3D

Cristina Vicente tem-se dedicado nos últimos anos à prosa e à poesia. Gosta de escrever bem cedo, com o nascer do sol, entre as 5h30 e as 6h00, e tem concorrido com os seus textos a concursos literários nacionais. Tem, por exemplo, a história de “O Coelhinho Branco”, em fase de apreciação.
“Borboletas Dançantes” será o seu próximo livro e neste momento a autora gostaria de encontrar quem lhe fizesse ilustração 3D. “Mais uma vez gostaria de permitir aos invisuais ouvir a minha história e poder sentir as imagens”, disse a caldense.
A caldense também já participou este ano na VI Antologia de Poesia Contemporânea da Chiado Editora “Entre o Sono e O Sonho” com o poema “Sono Azul Celeste”.
“O Papagaio de Papel Três Estrelinhas” foi editado pela Chiado Editora e proposto para venda às livrarias do comércio tradicional e aos grandes grupos comerciais (Fnac, Sonae, Bertrand, entre outras). Cada livro custa 10 euros.