Câmara das Caldas vai adquirir obras a 37 ceramistas do concelho

0
1030
Da coleção pública de cerâmica farão parte peças tradicionais e contemporâneas | DR

A Câmara das Caldas vai adquiri cerca de 80 peças a 37 ceramistas que vivem e trabalham no concelho. O programa de aquisições faz parte do programa de atividades do “Caldas da Rainha Cidade Cerâmica” integrada na rede de Cidades Criativas da UNESCO do Artesanato e Artes Populares.
Segundo José Antunes, diretor do Centro de Artes, foram contemplados 37 autores a quem vão ser compradas peças individuais ou algumas em conjunto, de autores que são das Caldas ou que escolheram viver no concelho há pelo menos três anos. Algumas das peças que vão ser adquiridas pelo município foram apresentadas em projeto. Como foram escolhidas estão a ser feitas de propósito para a iniciativa, “podendo nalguns casos ser feitas em maior escala”, contou o responsável.
José Antunes – que também integra o painel de especialistas que fez a seleção das peças – revelou que estão representados os mais variados tipos de proposta, desde a cerâmica tradicional, artesanal, contemporânea até às propostas de design. Algumas das peças foram feitas por duplas de autores enquanto que outras pertencem a oleiros e ceramistas experientes. Foram compradas obras a oleiros e também a recém-formados da ESAD.
A autarquia tinha planeado realizar um investimento na ordem dos 25 mil euros mas falta agora reunir os especialistas que fizeram a seleção das obras a adquirir – José Antunes (chefe da unidade de Cultura do município), Fernando Carradas (ESAD) e Carlos Coutinho (Museu Malhoa).
As novas obras que vão integrar uma nova coleção de arte pública serão reunidas e apresentadas ao público no próximo ano. Segundo José Antunes está prevista, até ao final do ano, a realização de duas mostras relacionadas com as residências artísticas que decorram nos ateliers do Centro de Artes.