Estudante caldense da ESAD venceu Concurso Nacional de Design de Mobiliário

0
531
notícias das Caldas
O jovem caldense criou um banco que não precisa de qualquer tipo de encaixe. São duas cintas que lhe dão a necessária estabilidade.

Sean Patrick Santos Silva, aluno de Mestrado em Design de Produto na ESAD, foi o vencedor do Concurso Nacional de Design de Mobiliário, na categoria de “Mente Verde”, com o produto Banco Bind, feito em madeira e que tem como novidade não possuir encaixes.
O trabalho foi feito para a cadeira de Projecto durante a licenciatura em Design Industrial e tem como principal característica o facto de não precisar de nenhum tipo de encaixe. “Criei um banco com três peças de madeira em L e que têm apenas duas cintas de aperto para as unir”, explicou o caldense. Sean Silva tem 24 anos nasceu no Canadá, mas vive na Caldas desde pequeno.

Premiado com 2500 euros, diz que ainda não sabe o que fazer com esse dinheiro. “Talvez realize uma viagem para poder conhecer outros sítios”, disse o jovem, que vai também viajar até à Feira Internacional do Mobiliário em Milão, onde o seu banco-protótipo vai estar exposto.
Foi a primeira vez que Sean Silva concorreu e viu logo a sua proposta que criou para uma cadeira da sua licenciatura ser premiada. “Foi muito agradável, agora quero continuar a concorrer”, disse o autor, que tem o seu espaço de trabalho nas Águas Santas.  Soube do concurso por um aviso de um dos seus docentes e decidiu colocar à prova o seu projecto na categoria “Mente Verde”, destinada a distinguir projectos de estudantes que possam melhorar as actuais condições de vida. Sob pano de fundo, a atribuição de todos os prémios teve em conta a ideia de contenção do consumo.
Também os ex-alunos da licenciatura em Design Industrial da ESAD, Tiago de Sousa e Raphael Morais foram distinguidos com Menções Honrosas no mesmo concurso. O primeiro com a linha de mobiliário Harmonia enquanto que o segundo recebeu idêntica distinção com o produto Estante Imaginarium.
A segunda edição do Concurso Nacional de Design de Mobiliário teve como mote “a procura da essência do desadorno” e é organizada pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal. A iniciativa tem como objectivos incentivar a criação, o desenvolvimento e a promoção de produtos de mobiliário de madeira, concebidos por designers nacionais.
A entrega oficial dos prémios do 2.º Concurso Nacional de Design de Mobiliário realiza-se dia 7 de Abril, em Lisboa.