AE Óbidos vê aprovado Campo de Trabalho Internacional para 2017

0
718

A Associação Espeleológica de Óbidos (AEO), após todo o processo de candidatura, conseguiu que o seu projeto para 2017 fosse aprovado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O Campo de Trabalho Internacional (CTI) é um projeto promovido pelo IPDJ e visa o desenvolvimento de atividades, com a participação predominante de jovens estrangeiros, com idades entre os 18 e os 30 anos. As atividades desenvolvidas assentam essencialmente na preservação e conservação de património.
O projeto apresentado pela AEO, na sua componente de trabalho, tem visado, nos últimos anos, a utilização da técnica de caiação, permitindo assim aos jovens participantes tomarem conhecimento dessa mesma técnica e aplicarem-na em espaços públicos, tais como: lavadouros, fontanários, muros, coretos, balneários, etc., nas diferentes freguesias do concelho.
Para além da componente de trabalho existe a componente lúdica, na qual os jovens têm a oportunidade de conhecer as nossas festas, os nossos monumentos, a nossas praias, a nossa gastronomia, desenvolverem atividades de outdoor, e por norma têm também a oportunidade de conhecer a ilha da Berlenga.
Vitor Rodrigues, presidente da Associação, considera que este modelo de projeto é uma excelente oportunidade para troca de experiências durante os doze dias do projecto, pois permite intercâmbio de conhecimentos, nas mais diferentes áreas, entre os jovens participantes e os colaboradores da Associação. Igualmente interessante, considera ainda, é a relação que se cria entre os habitantes das diversas freguesias onde se desenvolve o projeto, e os participantes do mesmo.
Este ano, o projeto irá decorrer entre os dias 2 e 13 de Agosto.