
Santiago Parreira e Mikhael Onutskyy estiveram em destaque
A SIR “Os Pimpões” participou no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta, que decorreu entre 13 e 16 de dezembro na Piscina Municipal de Leiria. A delegação caldense, composta por sete atletas, conquistou sete medalhas – cinco de ouro e duas de prata – e estabeleceu 15 recordes do clube.
A competição contou com 448 nadadores, 257 do género masculino e 191 do género feminino, em representação de 75 clubes. Os nadadores caldenses foram Camila Chamusco, Hugo Santos, Inês Piño, Lara Cotrim, Mikhael Onutskyy, Rodrigo Coutinho e Santiago Parreira. Durante a competição, o clube estabeleceu ainda quatro novos recordes distritais.
Santiago Parreira foi o destaque da delegação, conquistando o título de Campeão Nacional Júnior nos 100 metros livres com o tempo de 50s02 – em igualdade com Francisco Pereira, do Porto – e nos 200 metros livres, onde atingiu 1m49s86. O atleta foi ainda vice-campeão nos 50 metros livres, com o tempo de 23s19. As três marcas constituem três recordes distritais de Leiria.
Mikhael Onutskyy sagrou-se campeão nos 50 metros costas com a marca de 25s86 e nos 100 metros costas com 56s60. O quarteto de estafeta de estilos, composto por Mikhael Onutskyy, Hugo Santos, Rodrigo Coutinho e Santiago Parreira venceu a prova dos 4×50 metros estilos júnior com o tempo de 1m46s18, conquistando também um novo recorde distrital. Já a estafeta dos 4×50 metros livres – formada pelos mesmos nadadores – conquistou a medalha de prata com 1m36s30, tempo que também estabeleceu novo máximo distrital.
Os resultados permitiram aos Pimpões conquistar o segundo lugar no ranking de medalhas da categoria júnior, atrás apenas do Sporting, e o sétimo lugar no ranking conjunto de juniores e seniores. “A participação da SIR Os Pimpões neste Campeonato Nacional confirmou o elevado nível competitivo do clube, afirmando-o entre as principais referências da natação jovem nacional e coroando um período de excelência para os seus atletas e equipa técnica”, refere o clube.








