Ex-autarca Pereira Júnior homenageado nas Gaeiras

0
653

Fd1-HomenagemAs Gaeiras assinalou, no passado dia 19 de Abril, o 13º aniversário de elevação a vila com uma homenagem a José António Pereira Júnior, que foi presidente da Câmara de Óbidos, entre 1980 e 2001. A cerimónia, que se realizou junto ao busto do autarca, erguido na Praceta da Bomba de Água, contou com a presença de autarcas, familiares e muitos gaeirenses, que não quiseram perder a oportunidade de prestar tributo ao filho da terra.
O trabalho e dedicação em prol do concelho foi a tónica comum a todos os oradores. O presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, Luís do Coito, lembrou que Pereira Júnior criou comissões de melhoramento nas várias freguesias do concelho, que conseguiam tratar das obras muito mais rapidamente do que a Câmara. “Todos nos lembramos desses tempos, em que durante os fins-de-semana, as máquinas iam trabalhar para as freguesias”, disse, destacando que se tratou de uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento do concelho.
Luís do Coito referiu-se ao ex-autarca como um “homem de coragem, determinado e um verdadeiro altruísta, que prejudicou a sua saúde e vida pessoal em prol dos outros”. Disse ainda que considera que esta foi a altura certa para homenagear Pereira Júnior pois ele foi uma das pessoas que se empenhou bastante para que a terra fosse elevada a vila.
Este busto esteve para ser inaugurado a 14 de Setembro do ano passado, incluído nos festejos das Gaeiras mas acabaria por ser adiado porque tal data coincidia com a campanha eleitoral para as autárquicas então em curso.
O processo para a edificação do monumento foi desencadeado na presidência de Eduardo Silva na Junta das Gaeiras. O autarca, que foi vereador de Pereira Júnior e com quem teve divergências, realçou que o seu conceito de liberdade e noção de justiça levaram a que assumisse esta responsabilidade.
Eduardo Silva escolheu então um local obrigatório de passagem na vila, recaindo a escolha no espaço junto à bomba de água. A família proprietária cedeu parte do terreno para a criação de uma praceta, de cerca de 100 metros quadrados, onde foi colocado o busto, em pedra e com 1,8 metros de altura. A escultura é da autoria da artista Adália Alberto, de Porto de Mós, e tem inscrito as palavras “coragem, determinação e altruísmo”.
Eduardo Silva lembrou que o homenageado travou algumas lutas “às vezes duras no domínio da linguagem verbal”, com Telmo Faria, mas que este último, depois de estar em funções, “teve a coragem de pôr à sua disposição [de Pereira Júnior] um carro, motorista e funcionária”, para que este se deslocasse a Lisboa a fim de efectuar tratamentos numa altura em que o antigo presidente se encontrava bastante doente.
O ex-presidente da Junta, Diamantino Laura Ferreira, foi um dos críticos do local e da data então escolhida para a colocação do busto de Pereira Júnior. Destacou que a sua obra é bem visível por todo o concelho e que este “foi um autarca do povo”.
“Foi um presidente do 25 de Abril”, disse, lembrando que Pereira Júnior trabalhou com orçamentos pequenos e enfrentando uma oposição que, por vezes, “atingia verbalmente os limites das regras democráticas, não olhando a meios para atingir os seus objectivos”, afirmou, referindo-se ao PSD.
Diamantino Laura Ferreira deixou ainda o repto para que a nova geração “não esqueça gerações passadas que tudo fizeram em troco de nada”.
Já o actual presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, reconheceu que existia diferença de opiniões em algumas matérias, mas que isso “nunca fez com que se separassem no que era essencial”. Realçou que o homenageado “empenhou todo o seu esforço, muitas vezes sacrificando o empenho à família pelo serviço à coisa pública” e recordou-o como um presidente de Câmara na transição do 25 de Abril, que soube pacificar e consolidar a democracia e estabelecer pontes com a sua comunidade.
“Nunca foi intenção da Câmara apagar o seu legado importantíssimo”, disse, acrescentando que em 2003 o homenagearam com a medalha de mérito municipal.
O ex-autarca e presidente da Assembleia Municipal, Telmo Faria, referiu-se a Pereira Júnior como “um exemplo de democracia” e lembrou como ele lhe explicou todos os dossiers importantes e passou contactos quando foi para a Câmara. “Houve capacidade de ultrapassar a luta política e fez-se uma transição com respeito”, disse.
Presente na cerimónia, o filho do autarca, Rui Pereira Júnior, agradeceu as palavras e a homenagem prestada e reconheceu que quando lhe perguntam se valeu a pena a dedicação do pai à causa pública em detrimento do apoio à família, “ainda hoje tenho alguma dificuldade em dizer que sim”.
A celebração do aniversário incluiu também a inauguração de uma exposição que assinalou o 68º aniversário da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense (SCRG).

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt