GACOeste procura projectos para “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”

0
571

O Grupo de Acção Costeira do Oeste (GACOeste) está a receber ideias de projectos que visem o “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca” e que serão candidatados à segunda edição de concursos no âmbito do Programa Operacional da Pesca (PROMAR).
Esta é já a segunda fase de apresentação de projectos que o Grupo de Acção Costeira abre. A primeira decorreu entre Outubro e Novembro de 2010, tendo sido apresentadas 33 candidaturas.

Surge agora uma nova oportunidade de “possíveis futuros investidores lançarem um negócio ou aumentarem a competitividade da sua actividade”. Os projectos devem ser apresentados até 21 de Novembro e vão permitir que o grupo defina a sua estratégia para a abertura da 2ª edição de avisos do concurso do Eixo 4 do PROMAR, dedicado exactamente ao “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”.
Para apresentar o projecto basta preencher a ficha de intenção de candidatura disponível no site da ADEPE – Associação de Desenvolvimento de Peniche (www.adepe.pt) e entregá-la via e-mail ou através de carta para a morada indicada no site.
A associação de Peniche é a entidade gestora do GACOeste, que junta um total de 15 parceiros, na sua maioria entidades ligadas à pesca. Aos sindicatos, organizações de produtores, associações de armadores e pescadores juntam-se, neste projecto, os municípios de Peniche e Nazaré, o Instituto Politécnico de Leiria e a Leader Oeste, entre outros.
O GACOeste tem a sua área de intervenção num território que abrange um total de 17 freguesias litorâneas dos concelhos de Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Lourinhã. Entre a vasta lista de objectivos do grupo, destacam-se o aumento da competitividade das actividades da pesca, a inovação da fileira, o aumento do valor acrescentado e a promoção da venda de produtos de pesca, a promoção de competências sociais e profissionais para os trabalhadores do sector, o reforço e a valorização da sua imagem, a criação de uma rede cultural e patrimonial da pesca da Região Oeste, bem como a criação da rede social de apoio à população da pesca.
Em 2009, o Grupo de Acção Costeira do Oeste viu aprovada a sua candidatura ao Eixo 4 do PROMAR, tendo-lhe sido atribuído um valor de cerca de 3 milhões de euros “para investimentos em projectos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias e que conduzam a novas fontes de rendimento, complementares à actividade da pesca”. Uma meta definida como prioridade para o Fundo Europeu das Pescas, que pretende “contribuir para a regeneração das zonas dependentes da actividade piscatória, mais afectadas pela escassez de recursos e pela necessária reestruturação do sector”.