Giro regressa esta sexta-feira e João Almeida está entre os favoritos

0
241

João Almeida confirmado como líder da Team Emirates, com objetivos para a geral

O Giro D’Italia está de regresso esta sexta-feira, para três semanas de uma das grandes voltas do ciclismo mundial e das que mais tem dito aos portugueses, e em especial aos caldenses, nos últimos anos. João Almeida, caldense que representa a UAE – Team Emirates, brilhou a alto nível nas duas últimas edições e parte com objetivos à geral para a edição deste ano, como chefe de fila da equipa.
Citado pela equipa árabe, João Almeida disse que “esta é uma corrida especial para mim, tenho excelentes memórias e estou entusiasmado por regressar ao serviço de uma grande equipa, na procura de grandes resultados”.
Aos 23 anos, e no ano de estreia pela equipa que tem como figura de proa o esloveno Tadej Pogacar – que não vai estar na prova italiana para atacar mais um triunfo no Tour de France – João Almeida foi confirmado como chefe de fila da UAE para o Giro, algo que já vinha a ser ventilado desde que o caldense chegou à equipa.
“O meu objetivo é conseguir um bom resultado na classificação geral”, diz o ciclista, de A-dos-Francos, sem apontar diretamente à vitória. João Almeida salientou, de resto, que a equipa também leva outros objetivos, como a vitória em etapas com Fernando Gaviria, e sublinhou a qualidade dos companheiros com os quais vai contar a seu lado, “que já ganharam no Giro”, notou, acrescentando estar “ansioso”.
Além do sprinter colombiano, fazem parte do conjunto liderado por João Almeida os portugueses Rui Costa e Rui Oliveira, os italianos Alessandro Covi, Davide Formolo e Diego Ulissi, e ainda o argentino Maximiliano Richese.
O diretor desportivo da UAE confirmou que João Almeida “será o nosso homem para a geral” e acredita que “temos uma equipa mais do que capaz de o apoiar”.
Este vai ser o terceiro Giro do caldense, que comandou a geral por 15 dias na edição de estreia, em 2020, ao serviço da Quick-Step, numa exibição que o levou ao 4º lugar e deixou o país colado à televisão durante as três semanas de prova.
Em 2021, João Almeida foi relegado para um papel secundário devido à aposta da equipa belga em Remco Evenepoel, mas acabou por assumir a corrida perante a má forma do companheiro de equipa, demonstrando que podia ter conseguido melhor do que o 6º lugar final. ■