Natal é tradição, saúde e moderação!

0
690

Natal é sinónimo de festa e costumes onde a mesa, decorada a preceito e recheada de iguarias, assume o centro de todas as tentações. A variedade e elegância dos doces tradicionais desta época tornam-se num convite, quase irrecusável, aos excessos alimentares. Sem dúvida que estes são bastante ricos em calorias, açúcar e gordura, trazendo como prenda alguns quilinhos a mais.

O bolo-rei é uma figura central da época natalícia, estando presente na mesa de quase todas as famílias. O seu nome traz até nós a ideia de riqueza e em termos nutricionais verifica-se isso mesmo. Cada fatia fornece cerca de 400 calorias, o que representa um grande volume de energia num regime alimentar de um adulto. Além do bolo-rei os tradicionais coscorões, filhós, rabanadas e arroz doce fazem as delícias dos mais gulosos, contribuindo também para um excesso de calorias na nossa dieta (ver tabela abaixo). Porém a tradição é grande e deve ser cumprida, pelo que a solução está em provar um pouco de cada, mas em pequena quantidade. E porque não completar o dia de Natal com um passeio a pé junto daqueles familiares com quem já não estava há tanto tempo. Para além do convívio e da contemplação do melhor que lhe traz o seu país, ainda irá conseguir gastar algumas das calorias que ingeriu a mais. Porém nunca se esqueça de aliar à tradição a moderação e ter um Natal feliz junto daqueles que mais gosta.
Votos de um Feliz Natal!

Quantidade média de calorias fornecidas por doces tradicionais de natal e tempo de exercício necessário paraconsumo dessa mesma energia.

*Tempo médio considerando a realização de uma caminhada em marcha lenta.

 

 

Rita Cristiano
Nutricionista
ritaalexandracris@gmail.com