Triângulo Vermelho

0
551
Gazeta das Caldas
Isabel Castanheira

Com o nome de “Triângulo Vermelho”, nos anos de 1921 e 1922 foi publicado um mensário ilustrado, da responsabilidade do “Órgão das Associações Cristãs da Mocidade de Portugal”.
No seu nr.º 5 referente a Abril de 1921, na página 18, na base da página, é-nos dado ler um artigo intitulado “Homenagem a Bordalo”, acompanhado por duas fotografias, sendo uma delas muito curiosa; Bordalo acompanhado de sua mulher, D. Elvira e da sua filha Helena. Esta fotografia foi tirada no Brasil durante a primeira estada do artista nas Terras de Santa Cruz.

Passamos a transcrever o texto publicado:
“A propósito da inauguração do busto do grande caricaturista, ceramista e decorador Rafael Bordalo Pinheiro, o criador do Zé Povinho e da Jarra Beethoven, de tantas e tão extraordinárias páginas do “António Maria”, do “Álbum das Glórias”, de tantas e tão deliciosas jóias de barro das Caldas, o “Triangulo Vermelho” oferece aos seus leitores a reprodução de duas velhas fotografias que há mais de 40 anos estão em poder da família do seu director.
Representam Bordalo na sua juventude – a sua fogosa cabeça cheia de sonho e de vida – e a família Bordalo no Brasil, quando a sua filha D. Helena era ainda criança.
Tudo o que diz respeito aos grandes é grande também. Estes documentos ficam, pois, aqui, como preito de homenagem ao grande Rafael.”
Homenagem que partilhamos…