Assegurada continuidade do Região de Cister

0
495

O semanário Região de Cister passa esta semana a ser editado pela Prosa Perfeita – Publicações Lda., liderada pelo empresário Pedro Calado, pela Associação de produtores Florestais e pela Associação de Agricultores da Região de Alcobaça. A notícia foi divulgada na passada semana numa nota da Jorlis – Edições e Publicações, Lda, que depois de 12 anos a assumir o semanário dos concelhos de Alcobaça e Nazaré tinha anunciado em Dezembro passado o encerramento do título caso não aparecesse ninguém interessado na sua continuação.

Na nota publicada na edição de 19 de Janeiro, a Jorlis deixou a garantia de que “o Região de Cister é hoje um projecto consolidado e respeitado, um meio de comunicação social isento e independente, um instrumento de intervenção cívica activa, aberto à população de todos”. Características que, acredita a empresa, motivaram nas últimas semanas “um surpreendente interesse público, liderado por pessoas da sociedade civil e entidades da região, empenhadas em assegurar a continuidade da sua publicação, na certeza de que sem o jornal, era a própria região que ficaria mais pobre”.
À Gazeta das Caldas o novo director, e um dos proprietários, do jornal diz que o objectivo “é continuar com uma publicação independente, tal como aconteceu até agora”. Ciente de que os tempos que se vivem são de dificuldades, às quais a comunicação social não escapa, Pedro Calado diz que “vai ser difícil, mas acreditamos neste projecto”.
Inalterado mantém-se o quadro de pessoal, três jornalistas profissionais efectivos e uma administrativa efectiva que no final do ano passado tinham o fantasma do desemprego a pairar sobre as suas cabeças. “Mantivemos todos os postos de trabalho”, garantiu Pedro Calado ao nosso jornal, mostrando-se entusiasmado com este “novo desafio”.
Fundado há 15 anos, o Região de Cister tem uma tiragem média de 4.500 exemplares e é visto nos concelhos de Alcobaça e Nazaré como um jornal de referência. Um estatuto que a nova direcção se diz empenhada em manter.