Caldas é “conhecida” mas quer ser “reconhecida”

0
543
A apresentação pública decorreu no CCC
- publicidade -

Estratégia pretende afirmar e potenciar a identidade e criatividade deste território em cinco anos

Um estudo de percepção mostra que as Caldas da Rainha é conhecida por 84,6% dos portugueses. Destes, 75,8% tem uma opinião positiva ou muito positiva, mas apenas 20,9% sabe que esta é uma cidade criativa da Unesco. É esta realidade que a Câmara quer alterar, com o desenvolvimento da Marca Caldas. A estratégia e plano de ação foram apresentados, a 6 de junho no CCC, pelo presidente da Câmara, Vítor Marques, que acredita que “as cidades são marcas”.

Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido pelo CH Group, realizado ao longo de cinco meses, tendo sido realizadas mais de 850 entrevistas e envolvendo mais de mil pessoas. A estratégia passa por potenciar os valores de Cuidado, Criatividade, Humanismo e Irreverência, característicos deste território. “Há que alinhar uma linguagem, ter uma ação e projeção naquilo que fazemos, a partir do que, também, deve ser diferente e que seja uma coisa autêntica, que faça o nosso território particular”, salientou Vítor Marques, defendendo que esta estratégia deve ser regional, nacional e internacional.

- publicidade -

Assumindo-se como “cidade mãe” do Oeste e da Silver Coast, as Caldas está bem posicionada ao nível das acessibilidades, mobilidade, mercados, redes globais e silver coast, a que se junta o legado fundacional, ligado ao imaginário régio e à referência histórica das termas. Também a criatividade, a qualidade de vida e as pessoas são “ativos” únicos que marcam este território.

Entre as 10 premissas “inegociáveis” de posicionamento das Caldas estão o ser uma cidade-região, possuir o primeiro hospital termal do mundo, ser a cidade portuguesa com maior densidade criativa por metro quadrado e assumir um modelo de “cidade dos 15 minutos”. É também um “povo com voz, com gesto e com opinião”, cidade criativa da Unesco, que “nasce do cuidado e protegemos os nossos” e que, por outro lado, critica com humor e cria liberdade, é uma cidade de mar e de terra e é um território de ilustres, com peso cultural e legado nacional.

49 projetos estratégicos
Através dos eixos conceptuais: cuida, cria e conta, foram desenvolvidos 49 projetos estrtatégicos, com diferentes graus de complexidade, temporalidade e transversalidade.
O programa Cuidar tem por objetivo estruturar, integrar e proteger a identidade territorial e inclui 12 projetos. Entre eles estão a criação do Comité Técnico da Marca, o Conselho Estratégico da Marca, O Pacto Marca Caldas e a padronização da identidade gráfica corporativa e territorial, “que vão acompanhando e consolidando todo este projeto”. Também a criação do Caldas Brand Academy, do “Welcome Caldas”, um ciclo de formação aplicado ao acolhimento turístico; ou do “Caldas Abraça”, dedicado à integração de comunidades imigrantes na cultura local, são outros dos projetos sugeridos.

O programa Criar tem por objetivo desenvolver produto, ativar a ientidade e valorizar o saber-fazer local. Entre as propostas apresentadas estão o Invest Caldas, como plataforma de apoio à atração de investimento qualificado, a par do Visit Caldas, que organiza e valoriza a oferta turística do concelho com base nos seus ativos identitários. Entre os 16 projetos propostos neste programa está ainda o lançamento do programa Caldas Digital Nomad, com ações de promoção e acolhimento de nómadas digitais.

Já o programa Contar reúne as ações de comunicação, ativação, projeção e internacionalização da marca. Entre os 16 projetos previstos estão o Caldas Story Lab, um atelier colaborativo de recolha e criação de narrativas locais; a implementação de um roadshow de promoção das Caldas ; a criação da marca de origem “Original Caldas da Rainha”, a aplicar em produtos desenvolvidos no concelho; ou a criação da Rede da Diáspora Caldense, envolvendo emigrantes, lusodescendentes e aliados da marca em diferentes geografias.

Na sessão pública foi também apresentado o novo logótipo da Câmara e o site, feitos com recursos internos da autarquia.

- publicidade -