Caldas na linha da frente da criação de uma associação nacional de cidades cerâmicas

0
605
Gazeta das Caldas

2-autarcasceramistasSão pelo menos cerca de uma dezena de cidades portuguesas que podem avançar com a criação de uma Associação Nacional das Cidades Cerâmicas com vista a poder depois unir-se, em rede, às congéneres que já existem em Itália, França, Espanha, Roménia e Alemanha.
A área da cerâmica de autor e artesanal, bem como da herança cultural cerâmica, reúnem mais de uma centena de cidades europeias que estão a trabalhar em conjunto e a usufruir de fundos comunitários para apoio e promoção, através de uma estrutura comum sediada em Faenza, em Itália. Esta cidade que deu o nome à faiança, é um dos mais importantes centros cerâmicos europeus e mundiais.

Caldas da Rainha poder-se-á juntar a Aveiro, Barcelos, Alcobaça, Ílhavo, Viana do Castelo, Reguengos de Monsaraz, Mafra e Montemor-o-Novo e vai ser uma das primeiras cidades de cerâmica que vai fazer parte da Associação Nacional de Cerâmica. Esta será criada à semelhança das suas congéneres europeias que se formaram em países como Itália, França, Espanha, Roménia e Alemanha e que agora formam a Associação Europeia de Cidades de Cerâmica (AEuCC).
Em Portugal estiveram os representantes destas estruturas e segundo Guiseppe Olmeti que é o director AEuCC, “a melhor identidade de Portugal no mundo pode ser a cerâmica”. E por isso está disposto a ajudar os responsáveis das cidades portuguesas a formar a associação que poderá começar com um núcleo inicial até uma dezena de municípios aos quais se poderão juntar outros.
Guiseppe Olmeti afirmou que as Caldas “é conhecida na Europa como um importante centro de cerâmica” e num encontro com jornalistas que decorreu a 6 de Dezembro,  afirmou que actualmente, na União Europeia,  “não se consegue nada sozinho. A única maneira é ter uma rede e trabalhar em conjunto”.
Esteve em Portugal com o coordenador espanhol, Director do Museu do Cantir de de Argentona (Barcelona) e com o apoio do responsável pelas Rotas de Cerâmica em Portugal do CENCAL, José Luís Almeida Silva, realizaram um périplo pelas principais cidades portuguesas ligadas à cerâmica.
Posteriormente à criação da associação portuguesa de cidades de cerâmica vai ser possível fazer parte da Associação Europeia de Cidade de Cerâmica (AEuCC), que constitui um protagonista das politicas europeias para a preservação deste património e que se dedica à cooperação territorial para o desenvolvimento da arte e ofícios ligados à cerâmica.
Esta entidade tem a decorrer vários projectos. O primeiro ocupa-se da criação e o reconhecimento da indicação geográfica em produtos das áreas da cerâmica, tal como já é feito para alguns produtos alimentares. Como resultado, “se os chineses começarem a produzir Galos de Barcelos a preços baratos, com a indicação geográfica ligada ao Norte de Portugal, o contentor chinês não seria aceite”, explicou Guiseppe Olmeti.
A AEuCC está também a negociar com as entidades europeias o limite da presença dos metais (chumbo e cádmio) na cerâmica pois a Comissão Europeia pretende reduzi-los a menores percentagens do que a água que bebemos tem. Só que uma grande redução “poderá trazer alguns problemas sobretudo na cerâmica artesanal, que se faz, por exemplo, em Espanha e noutros países”, contou.
A associação está também a trabalhar num projecto de candidatura da cerâmica a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
O presidente da câmara, Tinta Ferreira referiu que “estamos entusiasmados em poder pertencer à associação portuguesa e posteriormente à Rede Europeia”, disse acrescentando que a cidade já faz parte de uma rede de cidades europeias de cidades históricas termais e “temos interesse em também integrar a da cerâmica”. O edil referiu que será a vereadora da cultura, Maria da Conceição Pereira que será o elemento de ligação e ainda levantou a hipóteses de, no futuro, fazer a candidatura das Caldas para a sede da associação nacional. “Ainda só estamos a dar os primeiros passos, é preciso primeiro conversar com as restantes cidades que já foram visitadas”, disse o edil.
Maria da Conceição Pereira referiu ainda que esta integração deverá ligar-se também à Festa da Cerâmica e à candidatura das Caldas a Cidade Criativa em 2020. Depois das visitas internacionais, seguem-se as reuniões e o dar os primeiros passos para concretizar os primeiros objectivos. A primeira meta será ter a carta de intenções sobre a constituição da associação portuguesa de cidades de cerâmica no próximo mês de Julho para que, entre os dias 2 e 4 de  Setembro  de 2016, esta possa ser apresentada em Itália, durante a realização de Argila, o mais importante evento internacional de cerâmica daquele país. Este terá lugar em Faenza, e onde irá reunir a assembleia geral da AEuCC.