Um carro, alegadamente ligado ao tunning, despistou-se quando passava a alta velocidade na Rua Cardeal Alpedrinha na madrugada de 27 de Novembro, por volta das 1h30.
O despiste provocou danos em três viaturas que estavam estacionadas, mas o condutor prosseguiu em alta velocidade. Segundo apurámos no local, há moradores que viram o sucedido e fotografaram o acidente, estando agora esses testemunhos e provas a ser analisados pela polícia.
Antes, a 23 de Novembro, foi detido pela GNR nas Caldas um homem de 28 anos por violência doméstica e posse ilegal de arma.
O suspeito estava a ser investigado desde Agosto, tendo a investigação culminado num mandado de detenção e numa busca domiciliária que resultou na apreensão de uma caçadeira de calibre 12 para a qual o suspeito não tinha licença de uso e porte de arma.
No dia seguinte a mesma força militar deteve um homem de 25 anos por tráfico de estupefacientes na Benedita. A detenção surgiu no decorrer de uma acção de patrulhamento em que o condutor de um veículo adoptou um comportamento suspeito no momento da abordagem. A GNR detectou 90 doses de haxixe e 620 euros em numerário e o detido ficou sujeito ao termo de identidade e residência.
A 26 de Novembro, no Carvalhal (Bombarral), foram detidos em flagrante delito dois homens, de 22 e 34 anos, por furto em interior de residência. Os suspeitos já tinham cometido um furto no interior de uma residência em Turquel (Alcobaça). A GNR foi alertada através de uma denúncia e encetou as buscas, tendo-os apanhado no Carvalhal. Foram recuperadas 10 baterias de carro, uma motosserra e peças e cabos em cobre.
Os detidos já tinham antecedentes criminais por furto e roubo com recurso a arma de fogo, tendo já cumprido pena de prisão efetiva. Os dois foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.
O Núcleo de Protecção Ambiental das Caldas apreendeu 13 cães de raça potencialmente perigosas e 40 aves furtadas na Moita, Marinha Grande e Maceira. As aves haviam sido furtadas em São Martinho do Porto e Porto de Mós.
A GNR realizou duas buscas não domiciliárias e identificaram um homem que é suspeito de furtar as aves que se encontravam em espaços exteriores às residências, como varandas e anexos.
Entre as aves recuperadas, estavam 32 periquitos ingleses, seis caturras e dois papagaios amazona aestiva, que foram restituídos aos proprietários.
Além destes, foram apreendidas 14 aves por falta de registos para detenção de espécies exóticas (periquitos e papagaios), dez por falta de registo de criador (pintassilgos, bicos de acre e verdilhão) e cinco por falta de autorização do ICNF (quatro faisões e um tordo malhado).
Na mesma acção, o SEPNA apreendeu 13 cães de raça pit-bull por falta de licença para criação ou reprodução desta raça perigosa. Um homem, de 23 anos, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência. I.V.