Numa breve pesquisa pela Internet, Gazeta das Caldas encontrou 30 oportunidades de investimento imobiliário nas Caldas da Rainha. Tratam-se de estabelecimentos comerciais, fábricas, armazéns, quintas e terrenos – todos conhecidos e que marcaram a memória da cidade – que, no total, estão avaliados em mais de 30 milhões de euros.

Com a alegada melhoria das condições económicas do país e o aumento da procura externa, o mercado imobiliário está novamente muito activo.
Gazeta das Caldas encontrou numa breve pesquisa na Internet mais de 30 negócios, edifícios ou terrenos com história à venda na cidade. É, por isso, bom ressalvar que, entretanto, algumas destas oportunidades podem já ter sido aproveitadas.
É o caso dos antigos cinemas Delta, no Centro Comercial D. Carlos I. Nas fotografias do anúncio é possível ver as duas salas de cinema, com os assentos ainda montados. O espaço tem o átrio com bar que se mantém na memória dos caldenses, uma arrecadação, a zona de bengaleiros e bilheteira, e ainda um espaço com casa de banho.
No anúncio de venda é referido que é um “imóvel com potencial para comércio ou hotelaria”. Está à venda por 360 mil euros e tem 433 metros quadrados.
À venda está também o antigo Estúdio 1, que também se mantém no imaginário dos caldenses. O espaço, com 1228 metros quadrados, tem a antiga sala de espectáculos, divida em dois pisos (cave e rés-do-chão) acessíveis por escadas interiores.
A cave é composta pela sala de espetáculos, palco, sala-de-estar, camarim, arrumos, bar, bengaleiro e áreas de circulação. O rés-do-chão dispõe de uma sala multiusos, arrumos, cabines e um hall com corredores de circulação.
O imóvel, com uma área bruta de construção de 1831 metros quadrados, possui ainda um terraço de 482 metros quadrados para parqueamentos. Vende-se por 220 mil euros.
Também à venda está o prédio que tem a antiga loja do Thomaz dos Santos, na Rua Capitão Filipe de Sousa. O imóvel, que pertence à família de um dos sócios da empresa, é composto por cave, rés-do-chão com loja e três apartamentos (dois T7 e um T5, com elevador). Custa 1,2 milhões de euros.

O PATRIMÓNIO DA SECLA

As antigas instalações da Secla III na Zona Industrial têm um preço de venda de 2,5 milhões de euros. A antiga fábrica tem 16.000 metros quadrados e o complexo inclui portaria, balneários, consultório médico e serviços administrativos, dois pavilhões destinados à manutenção e aos moldes e outro pavilhão, que era o antigo refeitório.
No terreno, com 40.900 metros quadrados, existe ainda o depósito de gás, uma estação de tratamento de águas residuais, um parque de estacionamento e um logradouro.
Ainda ligado à antiga fábrica, que encerrou em 2008, está também à venda por 1,35 milhões de euros o antigo museu e loja da Secla, que se situa entre a primeira fábrica (que dará lugar a um hipermercado) e o Parque D. Carlos I. Tem cinco pisos: um de exposição, um com escritórios, um com refeitório e cozinha e o último para habitação, além de uma cave.
No anúncio informa-se que o prédio actualmente está licenciado para comércio e serviços, “mas a necessitar de obras de reabilitação ou readaptação” e que “na sua maioria está amplo, podendo com facilidade ficar somente com as paredes exteriores e a estrutura, que não aparenta danos sérios”.

Os armazéns que ficaram conhecidos por albergarem a Frami, na estrada para Tornada

O TABACO E A GREEN HILL

Na Foz do Arelho está para venda o antigo Tabaco, que custa 199 mil euros. O espaço tem três salas, um bar, um pátio interior e esplanada virada para a rua principal. O imóvel dispõe de cozinha e várias salas de armazenagem.
A venda inclui ainda um apartamento T4 no primeiro andar, que segundo o anúncio, tem “grandes possibilidades de aluguer”.
Na Foz do Arelho, à venda está ainda a propriedade da mítica discoteca Green Hill, cujo terreno e o que resta do edifício estão à venda por cerca de um milhão de euros.

DOIS HOTÉIS COM VISTA PARA A LAGOA

À venda encontramos ainda o antigo hotel Foz Praia, em frente à Lagoa de Óbidos que encerrou há mais de dez anos. Tratava-se de um hotel residencial três estrelas, com 67 quartos suite com casa de banho completa, rádio, televisão e terraço.
Nos cinco pisos (com elevador), o hotel tem ainda um restaurante e salão de eventos com capacidade para 250 pessoas, uma cozinha industrial e várias áreas de serviço, assim como bar e esplanada panorâmica.
Tem duas salas de reuniões, uma para 80 pessoas e outra para 100 pessoas e também uma lavandaria.
No exterior, o terreno (com 25.268 metros quadrados) tem piscina, campo de futebol de praia e dois courts de ténis.
O negócio, que se faz por 5 milhões de euros, inclui um terreno anexo com 6036 metros quadrados, com o projecto para a construção de quatro moradias em banda ou duas moradias isoladas aprovado.
À venda está também o terreno com projecto de um hotel cinco estrelas na encosta do Nadadouro, perto da Escola de Vela e do Parque de Merendas. Este custa 1,5 milhões de euros.
O projecto prevê um hotel com três pisos. “A configuração não intrusiva do edifício nos elementos envolventes, é do ponto de vista da equipe de design, uma das maiores vantagens do projecto”, refere-se no anúncio, que acrescenta que “os telhados verdes paisagísticos conferem ao edifício um baixo impacto visual com o enredo”.

OS ALOJAMENTOS LOCAIS

Ainda no sector da hotelaria, , mas agora nas Caldas da Rainha, um alojamento local com 10 quartos na subida da Rainha para a Praça da Fruta (Rua General Queiroz) por 400 mil euros.
São três apartamentos T3 em três pisos. O imóvel está completamente renovado e existe a

Um prédio do século XVIII que poderá ser tornado numa guest house

“possibilidade de aproveitar o sótão para mais um apartamento e /ou quartos”.
Em Salir do Porto também se vende um alojamento local (no local onde antes foi uma dancetaria, junto à praia), com parque para 120 caravanas.
O espaço tem uma sala de estar, uma sala de jantar e um bar, além de seis suites totalmente equipadas com casa de banho privativa e cozinha.
O anúncio refere a capacidade de “ampliação do número de quartos e da colocação de bungalows”.
O terreno tem mais de 10 mil metros quadrados, custa 890 mil euros e tem uma área bruta de construção de 662 metros quadrados.
Um prédio que poderá ser usado para fins turísticos é o dos finais do século XVIII no largo Dr. José Barbosa. Segundo o anúncio, “é uma excelente oportunidade para uma guest house”, mas “necessita alguns pormenores de remodelação”. Custa 320 mil euros.
O PRÉDIO DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

Outro prédio que muitos caldenses visitavam com frequência e que está à venda é o prédio da Caixa Geral de Depósitos na Praça da Fruta, que remonta a 1950 e tem três pisos, num total de 398 metros quadrados. Custa 600 mil euros.
Também na Praça da Fruta encontramos o prédio onde está instalado o banco Montepio. Trata-se de um edifício de habitação e comércio e tem dez fracções devolutas, para reconstrução.
O imóvel é vendido por cerca 700 mil euros, com projeto de arquitetura para construção numa área total de 1022 metros quadrados acima do solo e 397 metros quadrados abaixo do solo.

O PRÉDIO DA PASTELARIA MACHADO

Na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I, está situado um prédio centenário, que no rés-do-chão tem a pastelaria Machado, um dos pontos mais conhecidos para quem não é das Caldas.
O imóvel, de uso misto, inclui a fábrica, anexos e logradouro, assim como três pisos (segundo, terceiro e águas furtadas) destinados a habitação. O espaço está “a necessitar de obras de manutenção ou remodelação” e é, segundo o anúncio, “ideal para hotel

As antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, na Praça da Fruta

ou restaurante de charme”.
No total são 990 metros quadrados que se vendem por 925 mil euros.
Encontrámos ainda o prédio com a antiga Onibolo, por 400 mil euros. É uma propriedade constituída por dois artigos: um edifício com três pisos destinados a habitação (num total de sete apartamentos) e uma cave para comércio, com 680 metros quadrados de área bruta.
A Padaria da Ramalhosa (Alvorninha) também está à venda, esta por 240 mil euros. É uma zona de fabricação com três fornos e armazém de arrumos de lenhas, num total de 425 metros quadrados de área ocupada e 160 metros quadrados de logradouro.
Há ainda um anúncio de um armazém que tinha uma padaria tradicional com quatro fornos a lenha de grandes dimensões e duas salas para armazenamento de matérias primas e confecção. O espaço, que se vende por 65 mil euros, tem duas instalações sanitárias com duche.
O restaurante O Gordão também se vende, por 200 mil euros, completamente equipado e a funcionar. O espaço tem duas salas com capacidade para 80 pessoas, além de um bar com sofás na entrada.
No campo da restauração, há ainda o Café da Estação, junto à estação ferroviária, por 190 mil euros. O restaurante é vendido com mobiliário e cozinha equipada.
Ali bem perto, vende-se por 345 mil euros o Sopas e Pratinhos, um café e restaurante aberto desde 2003. O trespasse também é uma opção.
E nesse campo encontramos outro espaço com história: o bar Demodé, perto dos Silos. Possui duas salas (a primeira decorada por alunos da ESAD) e uma sala para armazém. “O negócio tem licença para operar como Snack-Bar, o que dá ao comprador a possibilidade de servir refeições ligeiras ao cliente”, lê-se no anúncio. O valor do trespasse é de 9.900 euros.

A ESTRADA DA TORNADA

Na estrada que liga Caldas a Tornada também não faltam oportunidades de negócio. A começar pelo terreno do Fórum China que se localiza na antiga Upacal e que custa 3,8 milhões de euros.
Tem 12.600 metros quadrados, com uma loja com 4000 metros quadrados. O negócio inclui três armazéns e parque de estacionamento. Os espaços estão ocupados, pelo que garantem um rendimento mensal.
Do outro lado da estrada, perto das lavagens de automóveis, existe um armazém industrial com 12.269 metros quadrados de área útil à venda por 1,2 milhões de euros.
Mais à frente encontramos as instalações antigas da Frami, com 12 mil metros quadrados por 1,5 milhões de euros.
Se continuarmos a andar em direcção a Tornada, vemos a antiga fábrica de tijolo e telha do Lavradio, cujo terreno ocupa mais de 10 mil metros quadrados e que vale 685 mil euros. O anúncio diz que uma parte do terreno “poderá ser transformado, em parte, em zona residencial ou manter como industrial ou comercial”.
A mesma empresa vendedora tem ainda um terreno urbano a 500 metros deste, que vende por 180 mil euros. Este último tem 12.100 metros quadrados e poderá ser usado para edificação de moradias.
Dentro do mesmo sector encontramos uma antiga fábrica de cerâmica no Avenal, junto à entrada da cidade. O terreno tem uma área total de 61351 metros quadrados e 3637 metros quadrados de área coberta. É, segundo o anúncio, “ideal para construção de condomínio residencial ou zona comercial” e custa 800 mil euros.

UM NEGÓCIO DE 2,2 MILHÕES NO LANDAL

No Landal, encontramos um terreno com 70 mil metros quadrados que tem uma quinta e pode ser utilizado para a organização de eventos ou para fins turísticos.
A propriedade tem piscina coberta, campo de golfe com nove buracos, discoteca, biblioteca, sala de jogos, área de ginásio, sala de grelhados e um moinho restaurado com um quarto e casa de banho. Segundo o anúncio, o espaço pode acolher 400 convidados. A quinta custa 2,2 milhões de euros.

TRÊS GRANDES TERRENOS À VENDA NA CIDADE

Em termos de terrenos, identificámos na cidade das Caldas da Rainha três grandes propriedades para venda que valem 1 milhão de euros cada: um terreno junto ao Cencal, outro na Quinta da Boneca e outro na rua Dr. Vieira Pereira.
O do Cencal tem cerca de 7000 metros quadrados e viabilidade de construção de área bruta de 4900 metros quadrados. O anúncio informa que tem “viabilidade para construção residencial em altura (apartamentos), comércio, hotéis e prédios públicos (hospitais, escolas e museus)”.
Também por 1 milhão de euros, está à venda o da Quinta da Boneca, com 12 mil metros quadrados e viabilidade de construção de 12 moradias.
Na subida para a Feira, na Rua Dr. Vieira Pereira, encontramos um terreno com cerca de 2000 metros quadrados com duas frentes de estrada e uma habitação V2. O espaço está classificado no PDM como área urbanizável de média/baixa densidade e tem um estudo prévio de loteamento para 42 lotes. Vende-se por 990 mil euros.