Igreja de N. Sra. do Pópulo receberá coros gregorianos nos Reis

0
51
A Igreja, agora renovada, vai acolher concerto de coros no sábado

Haverá concerto de Reis na Igreja do Pópulo. Coros gregorianos serão acompanhados pelo organista Luís Coelho

No próximo sábado, dia 6 de janeiro, pelas 19h00, vai realizar-se o Concerto de Reis, na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.
Vão atuar os Coro Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Gregoriano Solemnis, reconhecidos como dois dos grupos com maior tradição gregoriana do país. Os dois grupos serão dirigidos respetivamente por Idalete Giga e por João Crisóstomo. O Concerto de Reis será acompanhado pelo organista Luís Coelho.
O coro Capela Gregoriana Laus Deo, fundado em 1985, dedica-se sobretudo à divulgação do canto gregoriano, polifonia e repertório popular de cancioneiros portugueses e estrangeiros.
Fundado em 1995, o Coro Gregoriano Solemnis tem como objetivo a divulgação do canto litúrgico por excelência, na sua vertente musical e na língua latina que o enforma, seguindo o espírito dos monges de Solesmes.
Luís Simões Coelho concluiu em 2007 o Curso Geral de Órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Desde 2014 é organista titular na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha e na Igreja de Santa Maria Madalena. Acompanha o Coro Capela Gregoriana Laus Deo desde 2015 e, em 2017, iniciou-se como professor de órgão no Seminário Maior de Cristo Rei.
Reaberta em maio de 2023, após trabalhos de requalificação, a Igreja de N. Sra. do Pópulo tem sido palco de diversas iniciativas culturais, com destaque para os concertos do órgão de tubos. Este foi agora recuperado, data de 1826 e éde autoria de António Joaquim Fontanes, considerado um dos mais relevantes organeiros portugueses. O templo, classificado como monumento nacional desde 1910, foi construído nos finais do século XV pela ação da Rainha D. Leonor e como parte integrante do Hospital Termal.Será com este Concerto de Reis, com a atuação dos coros gregorianos, que encerrará a programação de natal das Caldas. O concerto conta com entradas livres, mas limitada à lotação da Igreja.■