Praça da Fruta “renasce” numa semana de chuva

0
504

praçaEstá a funcionar desde a passada segunda-feira no local tradicional a simbólica Praça da Fruta caldense, agora com novas vestes e um novo visual que parece muito bonitinho, mas que tem levantado inúmeras questões aos vendedores, bem como a muitos caldenses.
Se para uma boa parte das pessoas parece ter havido uma melhoria substancial que permite a renovação do mercado centenário, muitos vendedores queixam-se, no entanto, das condições que lhes são oferecidas com os novos locais de venda, trabalhosos e custosos de montar e pouco confortáveis para os compradores em dias de chuva. Contudo, apesar de ultrapassado o prazo previsto, dez meses depois do início da obra lá se reiniciou o mercado na Praça da República, apesar de não terem ainda sido cumpridas várias promessas iniciais. Por exemplo, a distinção dos vendedores em função da origem e dos produtos que vendem caiu por terra. Os pequenos vendedores que não vêm quotidianamente vender ao mercado parecem limitados na sua presença na praça.
Nas redes sociais alguns caldenses queixam-se que o mercado perdeu, com a uniformidade imposta, a sua peculiaridade e o seu carácter muito especial que atraia muitos compradores, principalmente ao fim de semana. Provavelmente, também lhe falta algo de especial, que há muitos anos era representado pelos vendedores rurais produtores directos e que hoje podia ser mostrado por um mercado de artesanato regional ou de produtos biológicos, que a procura em decadência não garante que surjam. Vamos ver o que acontecerá nos próximos meses.

Mais informação