Rancho folclórico de Alvorninha cantou as Janeiras em frente à Câmara

0
505

DSC_0426Pouco passava das 18h30 de segunda-feira, 25 de Janeiro, e os elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha começavam a perfilar-se frente à Câmara das Caldas. Pouco minutos depois descia o executivo, que estava reunido em sessão de Câmara, e alguns funcionários, para ouvir cantar as Janeiras.
Esta foi uma das últimas actuações do grupo que anda a cantar as Janeiras desde o primeiro fim-de-semana do ano. Começaram a desejar um feliz ano novo à comunidade frente à Igreja Paroquial, no primeiro sábado do mês e depois seguiram em “digressão” por várias localidades da freguesia de Alvorninha, que é uma das maiores do concelho.
Esta tradição foi retomada pelo rancho folclórico há cerca de três anos e já há pessoas que lhes pedem para ir cantar às suas terras.
Dina Carlos, presidente de “Os Azeitoneiros”, lembra que há 15 dias foram à Moita de Alvorninha e quando entraram em casa de uma das moradoras esta disse-lhes que há 60 anos que não lhe iam cantar as Janeiras, comprovando assim que esta era uma prática comum naquele local.
“Isso marcou-nos imenso porque quer dizer que estamos a fazer um trabalho correcto e que está a ser como no tempo dos nossos antepassados”, disse Dina Carlos, adiantando que este mês já andaram muitos quilómetros a pé à conta desta tradição. A responsável agradece o “carinho” com que têm sido recebidos pela população, muitas das vezes já com uma mesa preparada com um lanche para o grupo.
Actualmente as letras são do cancioneiro nacional mas o grupo pretende recolher algumas quadras características da terra para juntar ao repertório já no próximo ano.