Sentidos pêsames da Gazeta das Caldas

0
597

Sem-Título-1Estranha coincidência, da morte separada por dois dias, de duas figuras marcantes da história de mais de meio século dos Bombeiros Caldenses. O comandante Sales Henriques, neto do principal impulsionador da fundação dos Bombeiros Voluntários, apesar de se ter mantido activo até muito recentemente, faleceu na quinta-feira da passada semana com 87 anos de idade.

A propósito da fundação da Associação Humanitária, Gazeta das Caldas recordava na sua edição de 26 de Setembro de 1936, que “há 38 anos, graças à energia e perseverança de Henrique Sales Henriques, alinharam pela primeira vez na nossa terra, os homens que compunham o corpo combatente” dos bombeiros caldenses.

E continuava: “a vontade firme desse caldense, amigo da sua terra, desse espírito desinteressado e benemérito, que a morte levou há anos, tinha conseguido organizar com a indiferença de muitos caldenses, uma corporação destinada a combater incêndios”.

E concluía que “só quem tenha vivido nesta terra, sabe avaliar o que foi a tenacidade de Henrique Sales, para poder apresentar publicamente o Corpo Combatente dos nossos Bombeiros, constituído então por 5 homens! Foi a sua iniciativa, foi o seu espírito bairrista, foi a sua bondade e até a sua bolsa, que realizaram o milagre de organizar, nesta terra onde vivemos, tão prestimosa colectividade.”

 

O neto agora falecido deu continuidade a este desígnio, e honrou de forma verdadeira o fundador e seu antepassado. Conhecemo-lo desde há muito e consideramos que não é preciso dizer mais para testemunhar o cumprimento cabal da sua missão.

Por seu lado, o segundo comandante honorário, José Domingos, também o conhecemos bem e testemunhamos ao longo dos anos a sua fidelidade à causa dos bombeiros voluntários (como à política autárquica). Foi alguém que, de ascendência modesta, muito diferente de Sales Henriques, percorreu todos os degraus da carreira, de bombeiro ao título honorífico que agora ostentava, depois de chegar a ajudante do comando, o cargo que mais o enobreceu.

Bem hajam! Os caldenses e as populações vizinhas estão-lhes bem reconhecidas.

 

Gazeta das Caldas apresenta a ambas as famílias os mais sentidos pêsames.

J.L.A.S.