Violência em jogo de futebol na Atouguia da Baleia

0
612

Um jovem de 16 anos ficou inconsciente depois de ter sido alegadamente agredido por vários jogadores da equipa de juniores de futebol do GD “Os Nazarenos”.
“Ando há 20 anos no futebol e nunca vi uma coisa destas”, lamenta António Simões, coordenador do futebol juvenil do GD Atouguiense. “Não foi uma batalha campal, foram só uns a bater e só um a levar”, acrescenta. A vítima, um jovem de 16 anos, irmão do guarda-redes do Atouguiense, estava atrás da baliza e terá sido agredido, primeiro, pelo guarda-redes, e depois pela restante equipa visitante.
O jogo era a contar para a Taça Distrito de Leiria daquele escalão e opôs, no domingo de manhã, as equipas de juniores do Atouguiense, da I Divisão Distrital, e do Nazarenos, da Divisão de Honra. Segundo António Simões, tudo decorreu com normalidade até 15 minutos do final, mas tudo se precipitou nessa altura, quando foi assinalada uma grande penalidade a favor da equipa da casa, que disputa o escalão mais baixo. “Nessa altura os jogadores do Nazarenos ficaram de cabeça perdida. Quando a nossa equipa fez o segundo golo, a cinco minutos do fim, os nossos jogadores juntaram-se perto do nosso banco de suplentes a festejar a vitória, que ficava praticamente garantida e dois jogadores do Nazarenos, o guarda-redes e um outro jogador, começaram a agredir jogadores nossos”, relata a mesma fonte. Os dois receberam ordem de expulsão. “O guarda-redes estava completamente de cabeça perdida, dava pontapés no muro”, acrescenta.
O Atouguiense ainda marcou mais um golo e o árbitro, apesar de ter dado nove minutos de compensação, acabou o jogo ao quarto minuto, “depois de uma entrada muito dura de outro nazareno sobre um jogador nosso e até disse a quem estava comigo que foi o melhor que o árbitro podia fazer”, continua.
Foi nessa altura que o jogador que estava na baliza do Nazarenos terá saltado o muro para agredir o jovem, que estava sozinho atrás dessa baliza. “Os dois envolveram-se, os outros oito jogadores que estavam em campo saltaram a vedação e até alguém lá ter chegado não pararam de lhe dar murros e pontapés”, conta o dirigente.
A ajuda demorou porque, por um lado, os jogadores e os adeptos do Atouguiense estavam a festejar e, depois, “ficámos todos incrédulos com o que se estava a passar”.
O jovem ficou inconsciente. Foi assistido no local por uma equipa do INEM e posteriormente no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha. Depois de se ter despistado a possibilidade de traumatismo craniano, recebeu alta ainda na noite de domingo. Apresentava vários hematomas por todo o corpo, incluindo a cabeça, resultado de pontapés e pisões. Nessa mesma noite, o jovem fez uma curta declaração no Facebook, onde diz “para quem pensa que eu impliquei com os jogadores do “Nazarenos” está enganado, eu apenas festejei os golos do GDA”.
António Simões destaca o sangue frio dos atletas, treinadores e dirigentes do Atouguiense, que se limitaram a tentar controlar os adversários, sem incendiar mais a situação. O dirigente do Atouguiense acrescenta que um director do Nazarenos também tentou serenar os seus jogadores, mas lamenta que o treinador não tenha feito o mesmo.

Um adepto também agredido

O episódio é que não se ficou, porém, por aí. “Perto dos balneários os jogadores continuaram com uma atitude provocatória, alguns adeptos chamaram-lhes covardes, e um dos jogadores saltou o muro e deu um murro num adepto, por sorte ninguém respondeu”, continua António Simões.
Depois a equipa do Nazarenos recolheu ao balneário e regressou à Nazaré sem mais problemas.
A GNR, que tinha agentes destacados para aquele jogo, interveio nos incidentes e pelo menos dois jogadores terão sido identificados, informação que a Gazeta das Caldas tentou confirmar junto da GNR, mas não obteve resposta.
António Simões diz que não confunde os actos dos jogadores com a instituição GD Os Nazarenos, mas lamenta não ter recebido uma comunicação por parte do clube. O clube da Atouguia da Baleia fez uma exposição à Associação de Futebol de Leiria e espera que o relatório do árbitro, que presenciou tudo, também mencione o incidente para que os atletas sejam punidos. “Não admitimos que não haja uma posição dura da Associação de Futebeol de Leiria”, sublinha António Simões.
Em termos civis, desconhece-se se foi apresentada queixa pelo jovem agredido.
Entretanto o clube nazareno emitiu um comunicado. Citado pelo Região de Cister, o clube repudia “qualquer ato de indisciplina ou violência praticada por qualquer um dos nossos atletas”, revelando a instauração de um processo de averiguações “junto dos delegados ao jogo, treinador e jogadores” e promete actuar de forma dura “para com os atletas que despoletaram esta situação”. O clube acrescenta um pedido de desculpas ao Atouguiense e ao jovem que foi hospitalizado. Já o técnico da equipa, Paulo Coutinho, terá colocado o lugar à disposição, adianta o mesmo jornal.