Juventude e experiência vão estar frente a frente na luta pela vitória em Peniche

0
204
Ítalo Ferreira e Caroline Marks venceram a última edição, em 2019. O brasileiro vai defender o título, mas a norte-americana vai estar ausente, por lesão.

O Meo Pro Portugal by Rip Curl vai atribuir dois títulos, um na variante masculina e outro na feminina, e a disputá-los vão estar 54 atletas de elite

A praia de Supertubos, em Peniche, prepara-se para receber a elite do surf mundial nas variantes masculina e feminina. No total, 54 atletas vão lutar pelos dois troféus. Nas duas provas já realizadas no circuito mundial, há uma vitória para um “veterano” e outra para um jovem promissor e, por isso, também em Peniche se espera que jovens surfistas emergentes se tentem intrometer entre as figuras de proa.
A prova masculina vai ser disputada por 36 competidores. Nas águas de Peniche vão estar grandes nomes do surf mundial, desde logo o brasileiro Ítalo Ferreira, que traz na carta de apresentação a vitória nas últimas duas edições da prova portuguesa, em 2018 e 2019. Ao brasileiro junta-se a lenda viva do surf, Kelly Slater, que já venceu esta temporada na prova de estreia, o Billabong Pro Pipeline, e outros, como Jordy Smith, Filipe Toledo, John John Florence, Kolohe Andino e Kanoa Igarashi, todos eles já com grandes resultados para mostrar na prova portuguesa.
Há, ainda, que contar com jovens promissores, como o brasileiro Caio Ibeli, ou com o surpreende líder do circuito mundial, Barron Mamiya. O havaiano, de 22 anos, entrou no circuito deste ano como substituto, mas sagrou-se vencedor do Hurley Pro Sunset Beach, prova que antecedeu a de Peniche, ao vencer uma final contra o japonês Kanoa Igarashi.
Sob olhar atento dos espectadores portugueses vai estar, ainda, o contingente português, que na presente edição conta com um trio. Kiko Morais é o mais habituado a estas andanças e de quem se esperam sempre prestações elevadas, como a vitória que já obteve em Peniche contra o seu ídolo, Kelly Slater.
Ao melhor surfista português da atualidade juntam-se Vasco Ribeiro e Afonso Antunes, que vão procurar oferecer bons momentos aos espectadores portugueses e chegar o mais longe possível na prova.
Pela quarta vez, e pela segunda consecutiva, o Meo Pro Portugal by Rip Curl junta a elite mundial masculina à feminina. A provas delas vai contar com 18 surfistas, mas nenhuma delas é portuguesa.
Tal como no quadro masculino, no feminino há também em perspetiva um embate entre a nova geração e atletas consagradas.
Entre as favoritas podem contar-se a campeã em título Carissa Moore, que venceu em Peniche em 2010 e Stephanie Gilmore, campeã mundial que não ainda conseguiu vencer nos Supertubos.
A estas podem juntar-se entre os nomes a acompanhar os de Brisa Hennessy, vencedora no Hurley Pro Sunset Beach, Moana Jones Wong, que venceu na ronda de abertura em Pipeline, ou ainda Malia Manuel, finalista vencida em Sunset Beach e quinta em Pipeline.
Quem não vai estar presente para defender o título conquistado nas ondas de Peniche em 2019 é Caroline Marks, que se lesionou na segunda etapa do circuito mundial.
Seja quem for o vencedor, tanto no masculino, como no feminino, certo é que este conjunto de atletas vai oferecer grandes espetáculos a quem estiver a assistir, na praia, na televisão ou através dos serviços de webstream. ■