NAULÍ KRIYÁ: Massagem abdominal peristáltica

0
1671
Gazeta das Caldas

A capacidade de limpar e sujar o mínimo o nosso corpo, produz um excecional aumento de energia e vitalidade. Um corpo depurado tem um efeito energético poderoso, pela tez, pelos poros, pela cor e plasticidade da pele, podemos observar aqueles que evitam consumo de substâncias tóxicas e que, se alimentam de forma regrada. Contudo por mais que nos limpemos, temos poucas hipóteses de efetuar uma boa higiene interior. No Yoga, a disciplina técnica de limpeza e tonificação orgânica, designada por Kriyá, é constituída por um vasto conjunto de propostas para desencadear no praticante uma limpeza natural e regular.
Como preparação efetuar o Naulí Kriyá, pode iniciar aprendendo o Rajas Uddíyána Bandha (dinamizações musculares e neuro-endócrinas), que irá ajudar no treino da mobilidade abdominal. E que consiste em expirar o ar, ficar sem ar nos pulmões, efetuando de imediato uma sucção abdominal, elevando diafragma, e promovendo expansão torácica, para logo de seguida descontrair e voltar a contrair o diafragma e os grandes retos abdominais, mantendo o movimento sucessivo enquanto for possível permanecer sem respirar e sem ar nos pulmões durante o tempo que for confortável executar o exercício.
O praticante do Yoga quando efetua Naulí Kriyá vai revitalizar todos os órgãos que intervêm na digestão e em simultâneo produzir estímulos no movimento peristáltico, combatendo a prisão de ventre e executar uma extraordinária massagem aos órgãos abdominais, estimulando as suas funções e irrigação sanguínea. Atua sobre o colon ascendente e os órgãos abdominais. Será necessário que o executante saiba fazer uma boa expiração, seguido de sucção e arqueamento e toda a região abdominal e depois mantendo o arqueamento abdominal, relaxando poderá exercer o desejado movimento dos retos abdominais na vertical, para a execução desta técnica de tonificação e limpeza orgânica, irrigadora e de massagem abdominal e peristáltica.
O executante ao intervir em áreas do seu corpo, produz impacto na totalidade do seu ser, beneficiando o estado da saúde e auxilia o seu metabolismo orgânico no combate às desordens funcionais. O Yoga pode ser um valioso contributo para a saúde pública, pois cada praticante que investir no seu autoconhecimento e no controlo sobre as suas atividades orgânicas e, consequentemente nas mudanças comportamentais, interfere no seu estado de saúde, adquirindo mais equilíbrio, não só no seu metabolismo interno mas, também na qualidade das relações interpessoais. Na atualidade, o que parece imperar é a desordem, ao praticar Yoga o individuo vai gradualmente efetuando mudanças da conceção de si, e do que o rodeia, pelo treino da afetividade positiva, consigo próprio e, com o que o rodeia!

Pedro M. Capinha
Professor de Yoga da Confederação Portuguesa do Yoga
Vice-Presidente da Associação Regional do Yoga do Centro (ARYOC)
Diretor do Áshrama de Leiria – Centro do Yoga de Leiria
Presidente do Centro do Yoga Sámkhya, Associação. (CYSA) de Caldas da Rainha