O Oeste é amplamente conhecido pela qualidade e pelo tamanho das suas ondas

O Oeste é um território banhado pelas águas do Oceano Atlântico e, por isso mesmo, é uma zona privilegiada para a prática de actividades náuticas. Gazeta das Caldas traz-lhe esta semana dez sugestões para aproveitar o que falta do Verão ou para se divertir em qualquer outra altura do ano. Do surf, que tornou as ondas oestinas famosas, ao mergulho numa reserva natural da Biosfera, passando pelo windsurf e kitesurf e pelos passeios de barco, não faltam oportunidades de dias bem passados nas águas da região

1 Surf

O surf é provavelmente a actividade náutica que mais repercussão tem tido, levando os nomes da Nazaré e da Peniche a todo o mundo. A onda gigante que se forma devido ao canhão da Nazaré é mundialmente famosa e os tubos perfeitos de Peniche recebem todos os anos uma etapa do Rip Curl Pro Surf, tendo já sido entregues títulos mundiais nas praias penichenses. Por isso, não podemos deixar de sugerir que experimente as ondas do Oeste. Comece por locais mais acessíveis, mas que são também divertidos.

2 Bodyboard

No Oeste também pode aproveitar estas famosas praias para experimentar, por exemplo, o bodyboard. Deitado ou de joelho na prancha, a diversão é garantida, com a velocidade e a capacidade de mudar facilmente de trajectória a proporcionarem manobras curiosas.

3 REMO/CANOAGEM E CAIAQUE

Outra sugestão muito divertida é um passeio de canoa ou de caiaque pelas águas da Lagoa de Óbidos ou da barragem de São Domingos. São momentos sempre divertidos. Seja cada pessoa num caiaque, ou duas ou três no mesmo, trata-se sempre de um tempo bem passado, ao ar-livre, em família ou com amigos, e a fazer desporto, apreciando a paisagem. É certo que não se arrependerá!

4 Stand up paddle


O stand up paddle também tem vindo a ganhar amantes na região. Novamente, a paisagem da Lagoa de Óbidos é muito apreciada, assim como um passeio pela baía de São Martinho do Porto. Fica uma curiosidade, há uns anos, na regata que a Gazeta das Caldas organiza em parceria com o Museu do Hospital e das Caldas, foi tomada a iniciativa de levar esta modalidade para o Lago dos Cisnes, no Parque D. Carlos I, numa acção muito elogiada pelos participantes.

5 Mergulho/Snorkeling


E porque não dar um mergulho para apreciar uma reserva natural da Biosfera? Aproveite uma ida em família até às Berlengas e descubra o fundo do mar numa actividade que promove o companheirismo e o gosto pela natureza. Se nunca o fez, pode sempre optar por fazer um curso e o baptismo de mergulho e ter acesso a um mundo novo que se abre. É que mais de dois terços da terra estão cobertos de água, pelo que isto é uma grande oportunidade para começar a explorar!

6 Passeios de barco


Se leu até aqui e tem estado a pensar “isto não é para mim!” encontra agora uma sugestão mais calma e que não envolve aprender um novo desporto nem grande esforço físico, mas que é também um garante de momentos interessantes. Por que não explorar a Lagoa de Óbidos e os seus encantos viajando nela numa pequena embarcação? Ou que tal aproveitar para ver o Cabo Carvoeiro e a costa de Peniche?

7 Vela/windsurf e kitesurf


O Oeste é também um óptimo local para a prática das várias modalidades da vela. A Lagoa de Óbidos, nomeadamente, é considerada o local perfeito para tal, por ter águas calmas e ventos constantes e fortes. Ou seja, em vez de se queixar que a meteorologia do Oeste não lhe proporciona os melhores dias de praia, pode aproveitar esse mesmo factor para encontrar um motivo de diversão nesses dias mais ventosos.

8  Pesca desportiva

Os pescadores sabem que o Oeste é também um território onde há bom e variado peixe, pelo que também lhe podemos sugerir um dia diferente, a bordo de uma embarcação que o leve até mar-alto onde poderá praticar a pesca desportiva. Seja já experiente ou principiante, vá em família, com amigos ou com outros pescadores e aproveite a camaradagem e as vistas, além claro, das lutas com as diversas espécies de peixe! E se não quiser ir de barco, também não faltam opções de bons locais para pôr o anzol de molho.

9 Natação de águas abertas

Esta é também uma opção e na região há mesmo provas, como a Prova de Mar Joaquim Bernardo de Sousa Lobo, na Nazaré e as míticas travessias de ligação entre Peniche e as Berlengas (numa distância a rondar os 16 quilómetros).

10 JET SKI

Para terminar as suas actividades náuticas pode sempre alugar um jet ski e experimentar a adrenalina da velocidade nas águas da costa oestina. À sua opção terá águas mais calmas e outras mais agitadas.