Refood apela a donativos para aquisição de máquina de lavar

0
198

Equipamento usado para lavar caixas e tabuleiros está avariada e a organização apela à solidariedade de todos neste Natal

A máquina de lavar industrial utilizada pela Refood das Caldas da Rainha para a lavagem e desinfeção das caixas entregues com comida aos beneficiários, assim como de baldes e tabuleiros trazidos pelas fontes de alimentos, está avariada e não tem arranjo. Daí que a entidade esteja a desenvolver uma recolha de fundos para adquirir um equipamento essencial à atividade do grupo.
Trata-se de uma máquina adquirida há algum tempo em segunda mão e que agora não é possível encontrar peças de substituição.
O grupo de voluntários apela, por isso, à solidariedade de todos, com a oferta de um donativo, através de transferência bancária (com a possibilidade de recibo) para a aquisição deste equipamento, que tem um custo de aproximadamente 2.200 euros.
A necessidade de ser adquirida uma máquina industrial prende-se com o facto de este tipo de equipamentos possuírem programas muito mais rápidos, atingirem temperaturas mais altas e permitirem um grau de desinfeção que uma máquina doméstica não permite, explica à Gazeta Carla Jesus, da equipa de coordenação do núcleo caldense.
Os voluntários têm continuado a trabalhar com a máquina avariada “até ela parar definitivamente”, sublinha a dirigente, porque fazer a lavagem de todas as peças de maneira manual é “muito complicado”, explica a responsável, lembrando as cerca de 200 caixas que, em média, precisam de desinfetar diariamente.
Atualmente a Refood das Caldas da Rainha presta apoio a um total de 56 famílias, num total de 158 pessoas. Possui 139 voluntários, 19 fontes de alimentos, 11 parceiros e 6 associações parceiras, para onde escoam o excedente. No mês de outubro, este grupo de voluntários conseguiu “salvar” do lixo qualquer coisa como 6.812 quilos de comida. ■