As viagens que mudaram a vida dos jornalistas contadas no Books&Movies

0
686
Gazeta das Caldas
Ana Zanatti foi homenageada pela sua carreira e pela sua luta contra a discriminação da homossexualidade
- publicidade -

Um dia juntaram-se numa biblioteca dois jornalistas que já receberam o prémio Gazeta, que são professores e escrevem livros, para falar com uma escritora sobre viagens que lhes alteraram a vida. Para lá das grandes histórias há muito que fica por contar, entre os 25 anos de cobertura jornalística de conflitos armados relatada por Paulo Moura e a guerra entre o Homem e os lobos em Trás-os-Montes, de Ricardo J. Rodrigues.

O jornalista parece insensível e é muitas vezes criticado por estar a relatar em vez de ajudar. Mas, tal como nos casos do INEM ou dos Bombeiros, este está numa missão: a de relatar. “No momento é preciso ser racional, agir, tomar decisões”, disse Paulo Moura, algo que foi corroborado por Ricardo Rodrigues: “depois é que cais em ti, mas sentes as coisas e de que maneira”.
E como é que depois de viverem situações extremas, mantêm a sanidade mental? “Ajuda muito pôr o último ponto final no último texto e conversar, conviver e beber uns copos sobre o assunto”, explicou Ricardo Rodrigues.
Na maior parte das vezes Paulo Moura foi cobrir as guerras sozinho. “Não há dinheiro para enviar duas pessoas”, até porque é tudo muito caro nos países com conflitos armados.

- publicidade -