Bordados caldenses vão desfilar na passarelle em maio

0
262

Bordados locais estão em fase final de certificação. Associação quer divulgá-los em desfile de moda em 2024

Abriu ao público, a 8 de dezembro, na galeria do Turismo das Caldas, a Exposição Venda de Natal do Bordado das Caldas.
A mostra apresenta várias bancas com os trabalhos das bordadeiras caldenses e também peças como os dois pares de sapatilhas que foram bordados à mão.
Em destaque, estão várias peças de vestuário, com bordados das Caldas que foram executados por formandas do último curso feito pela Associação de Bordados das Caldas e que decorreu entre os meses de maio e de julho de 2023.
Perto de chegar ao fim está o processo de certificação dos bordados locais. “Ainda não está, mas está quase…pois houve um avanço”, garantiu Principelina Loução, que foi recentemente reeleita presidente da Associação para mais dois anos. “Agora estamos no bom caminho”, acrescentou a dirigente, que gostaria de ver o processo de certificação finalizado.
Este foi iniciado em 2011 e que teve nova fase em 2018, altura em que o bordado passou a ter designação de origem protegida. Para 2024, a Associação de Bordados das Caldas está a preparar um desfile de moda para o mês de maio, altura em que se celebram os dias da Cidade. “Queremos apostar na divulgação desta arte local”, disse a presidente. A associação ainda pensou em realizar este evento até ao final do ano mas não foi possível por causa das muitas encomendas pedidas de bordado local para o Natal.
“Espero bem que, em 2024, seja possível a começar a ser certificado, creio que estamos na fase final do processo “, afirmou também Conceição Henriques, a vereadora da Cultura, presente na inauguração da mostra. Segundo a autarca, o bordado local vive “uma fase muito positiva” após um período de decréscimo. Por causa de um curso realizado este ano “vejo que há novas ideias e novos produtos”. A autarca considera que funciona “muito bem” a aplicação do bordado nas peças de roupa. “A indústria da moda atual está atenta ao que é típico e tradicional”, sublinhou Conceição Henriques. A mostra vai estar patente até 30 de dezembro e as entradas são livres. Encerrará nos dias 24 e 25 de dezembro. ■