Manuel Beleza Terceto e Joana Rios na despedida do Jazz Valado

0
512
Mário Laginha abriu a edição deste ano de um festival que diz ser especial

A 15ª edição do Jazz Valado chega este fim-de-semana ao fim. Hoje, dia 11 de Maio, e amanhã sobem ao palco da Biblioteca de Instrução e Recreio, em Valado dos Frades, Manuel Beleza e Joana Rios.
Acompanhado por Mário Santos nos saxofones tenor e soprano e por Mário Barreiros na bateria, Manuel Beleza marca a estreia do órgão hammond no festival valadense, onde traz “um registo entusiasmante e invulgar na abordagem ao jazz”, diz a organização do festival, a cargo de Adelino Mota.
Para o maestro, Manuel Beleza Terceto tem “uma sonoridade que nos faz lembrar os ‘velhos’ grupos de Larry Young com Sam Rivers e Elvin Jones” e um percurso consolidado ao longo de oito anos de palco. O resultado deste percurso pode ser ouvido no álbum “Para além de mim…”, que o terceto apresenta a partir das 22h00.
Amanhã, no encerramento desta edição do festival, volta a ser dado destaque a uma cantora, como acontece todos os anos. Joana Rios, docente do Hot Clube Portugal, dá a conhecer o álbum “3 Desejos”. A acompanhá-la vão estar  António Quintino no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. Este concerto também tem início às 22h00.Do primeiro fim-de-semana de festival multiplicam-se as reacções positivas, de que organização e público deixam testemunho nas redes sociais. À Gazeta das Caldas o maestro Adelino Mota diz que os primeiros dias “correram muito bem”.
No Jazz Valado deste ano as honras de abertura couberam a Mário Laginha Trio “Mongrel”, num “concerto memorável, que se prolongou noite dentro e que esteve completamente esgotado”. O pianista lembrou que foi precisamente a convite da direcção deste festival que a formação foi criada. “Valado dos Frades é um sítio muito especial porque foi aqui que nos estreamos enquanto Trio, graças a um convite feito por Adelino Mota”, contou.
Para quem quiser assistir aos dois últimos concertos deste ano, os bilhetes custam seis euros para estudantes e sócios da BIR e oito euros para público em geral. As entradas podem ser compradas na bilheteira da sala valadense, a partir das 21h00. No âmbito do Jazz Valado está ainda a decorrer na BIR uma feira de CD’s e DVD’s.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt