Profissionais da VMER dão-se a conhecer em exposição fotográfica

0
972

FotoFamiliaA Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha fez 13 anos no passado dia 15 de Maio. Para assinalar a data foi inaugurada uma exposição, na sua sede, da autoria do fotógrafo caldense Carlos Barroso,  onde estão retratados os profissionais que trabalham nesta viatura.

Ao todo, encontram-se dispostas pela parede do edifício 45 fotografias de rosto, acompanhadas por uma frase sobre o significado da VMER para cada um dos enfermeiros e médicos que ali desempenham funções. No entanto, esta exposição ainda não está completa pois há mais pessoas que integram o serviço e que ainda serão fotografadas.

O coordenador dos enfermeiros da VMER, Nuno Pedro, destaca a importância desta iniciativa, que funcionou como um “escape” ao trabalho diário. “No dia a dia lidamos com o sofrimento, muitas vezes com situações extremamente complicadas e aproveitámos este bónus que o  [Carlos] Barroso nos deu de fazer algumas coisas giras”, disse.

Além das fotografias, foi também feita uma filmagem onde cada um aparece a contar uma história. Para o futuro, mais histórias deverão ser escritas, uma vez que existe um outro projecto para pôr em papel as experiências mais marcantes daqueles profissionais.

 

“Com isso pretendemos que as pessoas se aperceberam do que fazemos, como fazemos, mas acima de tudo entenderem que andamos nisto por uma paixão e com o objectivo de ajudar o outro”, resume Nuno Pedro.

A exposição, situada na sede da VMER das Caldas da Rainha, junto ao hospital, está aberta à população e serve também de pretexto para que as pessoas ali vão e conheçam melhor o serviço.

A VMER caldense conta com 25 médicos e 15 enfermeiros como núcleo duro e que garantem a escala diária, e depois tem mais algumas participações esporádicas.