Um cardume de sardinhas numa parede do La Vie

0
1513
A obra foi colocada numa das paredes do centro comercial
Maria Brito, Tiago Santos e André Sancho

“Sardinhas Bordallo Pinheiro” é assim que se designa a intervenção que foi inaugurada a 29 de Março no centro comercial La Vie. A parede da escada rolante – que conduz do estacionamento ao piso do supermercado – integra agora 450 sardinhas, numa obra dos estudantes da ESAD André Sancho (Faro), Maria Brito (Arruda dos Vinhos), Tiago Santos (Portalegre) e Nuno Pompeu (Coimbra). Os dois primeiros alunos são de Design de Produto – Cerâmica e Vidro e criar uma obra relacionada com o mar. Para a intervenção foram feitas, em faiança, 450 modelos de sardinha que foram colocadas na parede como se estivessem a fugir de um predador. As peças da intervenção foram feitas na Fábrica Bordallo Pinheiro.
Nuno Pompeu e Tiago Santos são estudantes de Som e Imagem e criaram uma ambiência feita com sons do fundo do mar. Para a ouvir, através do QrCode, basta passar os nossos telemóveis individuais pelo código que está colocado junto à intervenção artística
“Estamos muito satisfeitos com o resultado final”, disse Maria Brito, uma das alunas do grupo. Os vencedores do concurso ficaram contentes por deixar uma marca na cidade que os acolheu durante o decorrer do curso e que, segundo números do La Vie, poderá agora ser apreciada por 3,6 milhões de visitantes por ano. “É uma grande oportunidade de divulgarmos o nosso trabalho artístico, algo que para nós é mais importante do que o prémio monetário”, disse André Sancho.
Durante a sessão de inauguração desta intervenção foi entregue ao grupo de alunos um cheque de 1500 euros. Segundo Luís Loureiro, da Widerproperty, empresa que gere o La Vie, vão continuar as iniciativas associadas a Bordalo Pinheiro. A intervenção dos alunos da ESAD, que resultou de um concurso promovido pelo La Vie, contou também com o apoio da Visabeira e do Grupo Auchan.