Clubes recebem placa que atesta qualidade

0
262

Presidente da FPF abrilhantou cerimónia, que teve lugar em Leiria. Três clubes das Caldas foram distinguidos

Meia centena de clubes filiados na AF Leiria foram reconhecidos, no passado sábado, em Leiria, na cerimónia de entrega dos certificados e placas do processo de certificação da FPF, sessão que contou com a presença de Fernando Gomes. Para o líder federativo, a certificação da qualidade dos clubes formadores “é um processo que não para, tem crescido significativamente e vai continuar”, deixando elogios aos clubes que, apesar da pandemia, conseguiram resistir.
Este objetivo da certificação “só é conseguido quando 100% dos clubes tiver a placa”. “Enquanto isso não suceder, porque é um objetivo muito difícil, estaremos sempre na linha da frente”, assegurou o dirigente, elogiando, ainda, o “papel significativo da equipa da FPF”, liderada por Júlio Vieira, antigo presidente da AF Leiria, e as subcomissões distritais, “trabalho sem o qual não seria possível” levar o processo a bom porto.
Entre os 52 clubes do distrito distinguidos, três são do concelho das Caldas da Rainha, cabendo ao presidente da Câmara, Vítor Marques, acompanhado do secretário António Vidigal, entregue as respetivas placas aos emblemas presentes na sessão: Caldas SC e AD Alvorninha. O GD Peso esteve ausente.
Na sessão, o presidente da AF Leiria teceu rasgados elogios à subcomissão de acompanhamento, composta por Carlos Martins, André Vieira e Paulo Ribeiro, e o “trabalho sensacional” dos filiados. “No início houve alguma resistência, não se sabia muito bem o que se pretendia, A partir do momento em que passámos a abordar esta temática passámos a falar de futebol. Antes, 90% das conversas com os clubes eram sobre arbitragem”, frisou Manuel Nunes, orgulhoso dos emblemas do distrito que receberam uma “placa levezinha, mas com peso muito grande”.
Para o dirigente associativo, os clubes viveram um período conturbado, mas “regeneraram-se e conseguiram continuar a funcionar”. “Os clubes estiveram na linha da frente, tal como as Câmaras, no combate à pandemia”, frisou o caldense, agradecendo o empenho pessoal de Fernando Gomes durante a pandemia no apoio às associações regionais e aos clubes.
O presidente da AF Leiria reiterou, ainda, o pedido de um olhar atento do Estado para o estatuto do dirigente benévolo e reclamou um plano de recrutamento, retenção e formação de árbitros. “Temos de arranjar mais árbitros para garantir que os 11 mil praticantes no distrito possam jogar ao fim de semana”, rematou. ■