Houve história, mas ainda não é a melhor participação de sempre

0
619
Gazeta das Caldas
Pela primeira vez o Caldas festejou uma quarta vitória na mesma edição da Taça

O feito do Caldas nesta ronda não foi ainda o melhor de sempre na Taça de Portugal. Esse melhor registo pertence à primeira equipa dos alvinegros que participou na competição, na época 1955/56, cuja “aventura” terminou nos quartos-de-final. Mas mesmo assim houve história no passado domingo, porque foi a primeira vez que o Caldas venceu quatro jogos na mesma edição da Taça.

Estreante na I Divisão Nacional, a equipa de 1955/56 do Caldas chegou aos quartos-de-final, onde foi eliminado pelo Belenenses, no Estádio das Salésias, por 3-2. Nessa edição, que começava nos 16 avos de final, o Caldas afastou o U. Montemor (1-3) e depois o Tirsense (2-1).
Nesta primeira passagem pela competição, entre 1955/56 e 1961/62, o pelicano não mais voltaria a chegar tão longe, mas houve mais duas presenças nos oitavos. Em 1956/57 o Benfica foi o carrasco, após um empate sem golos na Mata, o Caldas perdeu na Luz por 3-0. Na primeira ronda o Caldas tinha afastado o Oriental, depois de uma derrota em Marvila por 4-3 e uma vitória por 2-0 na Mata. Na época seguinte a competição começou nos oitavos de final e o Caldas ficou por aí, eliminado pelo Salgueiros com duas derrotas por 2-1.
Na última participação antes de cair nos distritais, o Caldas voltou a ser eliminado pelo Benfica nos 32 avos, com 3-5 no jogo no Campo da Mata e 11-0 no Estádio da Luz.
Os caldenses só voltaram à Taça de Portugal na época 1969/70 para 49 presenças consecutivas. Nestas 49 o Caldas já tinha avançado três rondas por duas ocasiões. Em 1993/94, os caldenses ganharam ao Oriental (1-3), ao Castromarinense (5-0) e ao U. Lamas (0-1), mas ficaram pelos 16 avos de final, afastados pelo Desportivo das Aves (2-1), da Liga 2.
O feito foi repetido na época 2015/16 ao eliminar o Peniche (1-2), o Tirsense (2-1) e o Atlético dos Arcos (0-3), para cair aos pés do Estoril, da I Liga (1-0), novamente nos 16 avos de final.
Desta vez, o Caldas garantiu mesmo o regresso aos oitavos de final, 60 anos após a última presença. Salgueiros, Tirsense e Benfica são, então, os adversários que o Caldas já defrontou nesta fase da prova. Agora o adversário – que no dia em que Gazeta das Caldas é publicada já será conhecido – saiu de um lote de 15 possíveis: Benfica, Sporting, FC Porto, Rio Ave, V. Guimarães, Marítimo, Moreirense e D. Aves da I Liga, Académica, U. Madeira, Santa Clara e Cova da Piedade da Liga 2, Farense, Vilaverdense e Praiense do Campeonato de Portugal.
A presença na quinta eliminatória garante desde já um encaixe financeiro acumulado de 21.500 euros ao Caldas. Caso o jogo tenha transmissão televisava os alvinegros encaixam ainda uma verba pelos respectivos direitos.
O jogo dos oitavos de final será realizado a meio da semana, entre 12 e 14 de Dezembro.

J.R.